Dias após a eleição da presidência do Senado, os parlamentares realizaram a escolha das novas lideranças partidárias na Casa. O senador amazonense Omar Aziz (PSD) foi escolhido para liderar a bancada do PSD no Senado Federal. A nova posição foi oficializada em reunião com as lideranças da Casa, nesta semana.
Na escolha, os senadores votam em um nome à disposição dos respectivos partidos. O senador Omar Aziz assumiu como líder do PSD, sendo a maior bancada do Senado, com 15 parlamentares.
Aziz assume a liderança do PSD na Casa no momento em que se discute uma fusão entre a sigla e o PSDB. Conforme noticiou O Convergente, desde o final do ano passado, rumores sobre uma possível fusão entre as siglas percorrem pelos bastidores da política nacional. A junção dos dois partidos seria uma estratégia para fortalecer a sigla nas eleições de 2026.
O senador Omar Aziz é um dos principais nomes do governo Lula no Senado e também no cenário político do Amazonas, além de ser um nome cotado para disputar o Governo do Amazonas em 2026.
Além dessa relação de proximidade com o governo federal, nos bastidores políticos, há informações de que a relação do senador com os principais presidentes das comissões do Senado, supostamente, beneficiaria os interesses do Amazonas em relação a Zona Franca de Manaus.
O senador Eduardo Braga também assumiu a liderança, onde foi reconduzido ao cargo de líder do MDB. O senador Plínio Valério também foi reconduzido e continua na liderança do PSDB no Senado.
Os líderes dos partidos no Sendo coordenam as ações dos parlamentares e de suas bancadas, articulam votações com outras lideranças e com o governo, além de defenderem os interesses dos respectivos grupos no Senado, na Câmara ou no Congresso Nacional.
Leia mais: Eleições para presidência dos diretórios do PT no AM movimentam bastidores internos da sigla