Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, no Teatro Amazonas, David Almeida (Avante) foi empossado para o segundo mandato como prefeito de Manaus ao lado do vice Renato Júnior (Avante). A solenidade também marcou a posse dos 41 vereadores eleitos para a 19ª Legislatura da Câmara Municipal (CMM).
David foi reeleito com cerca de 54% dos votos válidos no 2º turno das eleições 2024, derrotando capitão Alberto Neto (PL), que conquistou 45,41% dos votos válidos. A posse do gestor teve cerimônia presidida pelo vereador David Reis (Avante).
O evento contou com diversas autoridades locais e estaduais, além de familiares e convidados dos empossados. Por meio das redes sociais, o prefeito compartilhou momentos da posse e expressou felicidade ao assumir o segundo mandato à frente do Executivo municipal.
Em discurso de quase 27 minutos, David Almeida destacou que pretende buscar parcerias políticas para implementação de projetos, relembrou a crise da Covid-19 e de catástrofes climáticas na capital amazonense no últimos anos.
“Hoje iniciamos um novo capítulo na história de Manaus. Com fé, trabalho e determinação, reafirmo meu compromisso com a nossa cidade e com cada manauara. Juntos, superamos desafios e conquistamos avanços históricos nos últimos quatro anos. Agora, é tempo de fazer mais, de ir além, de transformar ainda mais vidas”, destacou Almeida.
Câmara
A nova composição da Câmara Municipal de Manaus conta com 41 vereadores, dos quais 28 foram reeleitos, resultando em uma renovação de aproximadamente 32%. O Avante, partido do prefeito de Manaus, possui a maior bancada, com sete parlamentares.
Após a posse, os vereadores também elegeram o novo presidente da CMM, com David Reis (Avante) sendo eleito com 35 dos 41 votos. A eleição do parlamentar contou com o apoio de David Almeida e sua base aliada na Câmara.
O vereador da oposição, Rodrigo Guedes (PP) recebeu apenas cinco votos; houve também um voto em branco.