25.3 C
Manaus
quinta-feira, dezembro 12, 2024

‘Isso engrandece nosso Tribunal’, diz presidente do TCE-AM ao premiar instituições públicas

Premiação foi entregue para órgãos do Amazonas que alcançaram o nível diamante de transparência e nível ouro

Por

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins, realiza nesta segunda-feira, 9, a entrega de premiações para instituições públicas que obtiveram boa avaliação no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A iniciativa é promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e pelos tribunais de contas da União (TCU) e de Mato Grosso (TCE-MT).

“Com muita alegria e satisfação, nós vamos entregar sete prêmios Diamante e Ouro. Isso faz com que a transparência pública e o reconhecimento com o trabalho público que estão efetuando em nosso Estado do Amazonas; é dizer que esse incentivo para cada gestor se aprimorar nos trabalhos e, com transparência e muita responsabilidade, fazer a coisa certa”, destacou a presidente do TCE-AM.

Veja também: TCE-AM premiará órgãos públicos por destaque em transparência

De acordo com o TC-AM, além de seis órgãos do Amazonas que alcançaram o nível diamante de transparência, um também alcançou o nível ouro, com base em critérios como acesso a informações, dados financeiros e controle de informações sigilosas. O evento também conta com a apresentação de boas práticas por representantes da CGM Manaus, CGE-AM e TCE-AM, destacando as ações que garantiram os resultados positivos.

Os órgãos são classificados conforme o nível de transparência: Diamante (entre 95% e 100% dos critérios atendidos); Ouro (85% a 94%); Prata (75% a 84%); Intermediário (50% e 74%); Básico (30% e 50%); Inicial (abaixo de 30%), e Inexistente (0%).

O conselheiro Júlio Pinheiro destacou que o TCE-AM tem buscado não somente a transparência pública, mas também a eficiência dos trabalhos e serviços da Corte aos jurisdicionados.

“Me sinto honrado por várias razões e a principal é que nós estamos perseguindo esse caminho, que desemborcou exatamente agora neste período da presidência da conselheira Yara. Há 20 anos, nós buscamos não só a transparência, como eficiência dos nossos trabalhos, do serviço do Tribunal, na contraprestação aos nossos jurisdicionados e isso para nós é representativo”

Para o conselheiro Josué Neto, o evento é importante para que continue a divulgação para que o erário público seja utilizado de forma transparente e lembrar que o TCE-AM está à disposição de atuar na fiscalização dos entes.

“É necessário a gente lembrar que o TCE-AM tem o seu espírito de didática, e o espírito de, através da escola de conta e, com o apoio da presidência, levar isso à sociedade como um todo, não só as secretarias na capital, como também a todos os servidores do interior do Estado, das câmaras municipais e das prefeituras. Esse Selo Diamante sempre foi uma conquista, um eterno desafio para o Tribunal de Contas e hoje é um evento muito importante para continuar a divulgar para que o erário público seja utilizado da melhor forma possível”, salientou.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -