26.3 C
Manaus
quarta-feira, dezembro 11, 2024

STJ torna conselheiro do TCE-AM, Ari Moutinho, réu por ameaça, injúria e suspeita de tráfico de influência

Ari Moutinho Júnior é acusado de ofensas e ameaças contra a presidente da Corte de Contas, Yara Lins, durante eleição que conduziu a conselheira ao cargo

Por

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão unânime, aceitou a denúncia contra Ari Moutinho Júnior, conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), tornando-o réu por ameaça e injúria contra Yara Lins Amazônia Rodrigues, conselheira e presidente da Corte de Contas. A decisão foi publicada na última quarta-feira, 4.

A denúncia teve origem em um episódio ocorrido durante a eleição, em 6 de outubro de 2023, para a presidência do TCE-AM no biênio 2024-2025. Na ocasião, Yara Lins foi eleita para o cargo e Moutinho Júnior teria ofendido a conselheira com insultos como “vadia, safada e puta”.

Yara Lins chegou a registrar um boletim de ocorrência IBO) na Delegacia-Geral de Polícia Civil. O caso foi investigado também pela Polícia Federal (PF), que encaminhou o inquérito ao STJ, resultando no indiciamento de Moutinho.

As ofensas teriam sido registradas por câmeras internas do tribunal e foram divulgadas pela imprensa. No vídeo, Yara aparece cumprimentando o colega quando, segundo a conselheira, ela foi “covardemente agredida dentro do plenário antes da eleição”.

“Eu fui cumprimentar o conselheiro Ari e disse bom dia, e ele disse ‘bom dia nada, safada, puta, vadia’ e me ameaçou dizendo ‘eu vou te foder’”, relatou a conselheira, durante entrevista à imprensa em outubro do ano passado, após denunciar o caso à PC-AM.

Veja ao vídeo:

Conforme noticiou O Convergente, a conselheira Yara Lins também emitiu representação administrativa disciplinar contra Ari Moutinho por “possíveis atos ilegais que configurariam a quebra de decoro por violação aos art. 23, caput e parágrafo único e art. 37, caput do Código de Ética do TCE/AM”.

Na época, Ari Moutinho se pronunciou sobre as denúncias e classificou os comentários da presidente do TCE-AM como forma de retaliação, devido ao processo eleitoral do Tribunal.

Após o caso ser apresentado ao STJ pelo Ministério Público Federal (MPF), denúncia foi aceita pela Corte Especial da Corte com o voto do relator, ministro Antônio Carlos Ferreira. Com o recebimento, foi iniciada uma ação penal, e Moutinho será intimado a apresentar sua defesa. Se condenado, o conselheiro poderá sofrer pena de até seis meses de detenção.

Relembre

Ari Moutinho foi acusado pela conselheira eleita presidente do TCE-AM, Yara Lins, de agressão verbal dentro do Plenário da Corte. Ele chegou a ser afastado do TCE, mas obteve o direito de retorno na Justiça.

O episódio chegou a ser arquivado em novembro de 2023 pelo então presidente do TCE-AM, Érico Desterro, mas foi desarquivado na atual gestão de Yara Lins pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em março deste ano.

Veja também: Com denúncia por agressão arquivada, Ari Moutinho tem férias concedidas pelo TCE-AM

Além das acusações de ameaça e injúria, a advogada de Yara Lins, Catarina Estrella, destacou uma denúncia adicional envolvendo suposta tentativa de tráfico de influência. Segundo ela, Moutinho teria afirmado que acionaria a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, e o Supremo Tribunal Federal (STF) para interferir na situação.

Outro lado

O Convergente entrou em contato com o conselheiro do TCE-AM, Ari Moutinho, e solicitou um posicionamento sobre o novo episódio envolvendo o processo com Yara Lins. Até a publicação, sem retorno.

Veja também: Processo de Yara Lins que acusa Ari Moutinho por agressão verbal é desarquivado pelo TJAM

Veja também: Yara Lins vai à Ouvidoria da Mulher denunciar formalmente Ari Moutinho

Veja também: Presidente eleita do TCE-AM, Yara Lins entra com representação administrativa disciplinar contra Ari Moutinho

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -