30.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 21, 2024

Haiti cria Novo Conselho Eleitoral e projeta novo pleito após 8 anos sem Eleições

O país está sem presidente desde assassinato de Jovenel Moise, em 2021

Por

O Governo do Haiti deu o passo inicial na realização de eleições gerais até 2026, com a criação do Conselho Eleitoral Provisório, ocorrido na última quarta-feira (18). O país caribenho realizou suas últimas eleições gerais há oito anos atrás, em 2016.

Atualmente, gangues armadas controlam cerca de 80% da capital do país, Porto Príncipe e a maioria das outras partes do território. O país está sem presidente desde assassinato de Jovenel Moise, em 2021.
O conselho presidencial de transição do Haiti — um órgão separado que atua como governo desde sua instalação em abril — estabeleceu o conselho eleitoral em uma reunião.
Desde fevereiro, ataques de gangues na capital Porto Príncipe fizeram com que o aeroporto internacional e o porto marítimo da cidade deixassem de funcionar, bloqueando linhas vitais de abastecimento de alimentos e ajuda. O caos provocou a saída em masse de estrangeiros do país. Em todo o país, quase 5 milhões de pessoas no Haiti estão sofrendo de insegurança alimentar aguda.

Segundo informações do G1, O conselho criado nesta quarta-feira tem representantes para sete assentos que representam grupos religiosos, jornalistas, agricultores e sindicatos.

Dois outros assentos, um para organizações de direitos humanos e outro para organizações de direitos das mulheres, ainda não têm um delegado, disse o escritório no X, segundo a Reuters.

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: ‘Ele veio com uma faca’, candidatas incitam violência durante campanha em Manaus

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -