A 23 dias do pleito municipal, que acontece no dia 6 de outubro, o Instituto Pontual Pesquisas realizou mais uma pesquisa estimulada de intenções de voto para Prefeito de Manaus, mostrando os candidatos mais rejeitados. David Almeida (Avante) ficou na primeira colocação com 22,0%, seguido por Amom Mandel (Cidadania) com 21,3%, e em terceiro lugar, Marcelo Ramos (PT), com 18,7%. Juntos, os concorrentes somaram um total de 62% de rejeição, segundo o eleitorado da capital.
Entre os candidatos com menor rejeição, Alberto Neto aparece com 8,5%, seguido por Roberto Cidade, com 6,8%, e Gilberto Vasconcelos, com 6,4%. Wilker Barreto tem a menor rejeição, com apenas 3,8%. Da amostra total, 7,3% dos eleitores de Manaus não souberam apontar um candidato mais rejeitado, enquanto 5,2% preferiram votar em branco ou anular o voto.
A análise, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09061/2024, foi realizada na capital entre os dias 9 e 12 de setembro com 1.066 eleitores entrevistados presencialmente nas zonas Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste. A margem de erro é de 3,0%, com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa do Instituto Pontual é registrada no CONRE-7, sob o nº 8260, e o da estatística, prof. M.Sc. Alice Assis é 9079. A supervisão é do Prof. M.Sc. Eric Barbosa, diretor-executivo do instituto, obedecendo à legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas.
Acompanhe também:
Em uma nova pesquisa, desta vez do Instituto Pontual, os candidatos David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (UB) aparecem caminhando para disputar a Prefeitura de Manaus no 2º turno. A pesquisa da Pontual foi divulgada nesta sexta-feira (13) e é mais um levantamento que aponta esse cenário.
Leia mais: Faltando 23 dias para o 1º turno, Pontual Pesquisas aponta David Almeida e Roberto Cidade no 2º turno
___
Por Ronaldo Menezes
Ilustração: Nairle Cipriano
Revisão: Letícia Barbosa
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.