No programa “Debate Político” dessa terça-feira (23), O Convergente recebeu o pré-candidato a prefeito de Autazes, Thomé Neto (PP), que falou sobre sua vivência na política e pré-campanha do pleito. A nova temporada do programa foi apresentado pela CEO da empresa Erica Lima e exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.
“Sangue da política”, é assim que define Thomé Neto o seu interesse em ser um representante do eleitorado. Filho e neto de políticos atuantes de Autazes, o pré-candidato a prefeito comentou sobre como o legado de família foi importante para a carreira como vereador na Câmara Municipal de Autazes.
“Sempre exerci a verdadeira função de vereador que é de fiscalizar o Executivo. Independente de quem era o gestor, eu estava do lado do povo. Se fazia a coisa certa, eu estava ali para aplaudir; se fazia a coisa errada, a gente estava ali para cobrar”, disse.
Filho de ex-prefeito, em 2020, tentou se eleger para o cargo no Executivo. Com pandemia e uma eleição diferente e fora da realidade, não obteve sucesso nas urnas, porém, afirmou no Debate Político que foi uma experiência.
“Eu adquiri maturidade, conhecimento da política magra, conheci várias lideranças do Estado, o que eu não tinha porque quem fazia era meu pai […], de repente eu que tinha que fazer tudo isso”, explicou.
Em mais uma eleição para o cargo majoritário, Thomé Neto pontuou que amadureceu na política e está preparado para fazer o melhor por Autazes. “Em 2024 estou mais preparado, mais qualificado, com mais maturidade política. Penso no bem para Autazes, divergências políticos temos no momento, mas não tenho nada contra nenhum político do meu município”, comentou.
Pré-campanha
Para a apresentadora Erica Lima, o pré-candidato a prefeito detalhou como tem sido feito o trabalho de pré-campanha. Vale ressaltar que, durante esse período, os nomes que se colocam à disposição devem ser classificados como “pré-candidatos”, além de não realizarem pedidos de voto explícito e a autopromoção é proibida.
De acordo com Thomé Neto, a pré-campanha tem sido um momento de dialogar com os moradores de Autazes e mostrar as propostas. “Assim que estamos fazendo durante a pré-campanha, conversando com o povo, mostrando projetos, o que há de bem para Autazes, aproveitar, se assim Deus quiser, o que deu certo nas gestões passadas e o que não deu, a gente deixa para trás”, afirmou.
O pré-candidato ainda comentou que o desejo de continuar almejando o cargo de prefeito foi uma promessa feita ao seu pai, antes de falecer. “Meu pai, antes de falecer, pediu para que eu não desistisse de Autazes e eu fiz essa promessa à ele e estou aqui”, disse.
Ao falar sobre gestões passadas, o pré-candidato destacou que não tem conflito pessoal com nenhum político, mas que não pretende ser igual aos antigos prefeitos, caso seja eleito. “Não quero ser igual a nenhum dos prefeitos que passaram, porque eu quero ser melhor. Se eu for igual a todos que passaram na gestão, eu não serei lembrado, então preciso trabalhar muito se assim Deus e o povo determinar que a gente seja o próximo prefeito”, alegou.
Cenário político
Questionado sobre o atual cenário político de Autazes e os nomes à disposição na corrida eleitoral pela prefeitura, Thomé Neto afirmou que não sabe quem deve enfrentar no pleito.
“Tem o outro grupo político liderado pelo prefeito. Até o momento tem uma indefinição lá, eu particularmente não sei quem será esse adversário político”, revelou.
O pré-candidato ainda afirmou que não pretende fazer uma campanha de ataques. “Não tenho nada contra ninguém, meu coração é de união e paz, mas de fato não sei e depois das convenções vamos saber com quem vamos disputar”, afirmou.
Questionado sobre o vice em sua chapa, Thomé Neto foi certeiro: “O governador botou o Podemos, que é aliado ao grupo político do Wilson Lima, e hoje Marquinho Araújo é o nosso pré-candidato a vice-prefeito no município de Autazes”, disse.
Pontos emergências
Ao comentar sobre alguns pontos observados por ele que precisam ser melhorados em Autazes, o pré-candidato a prefeito pontuou que a saúde é um dos principais. “A saúde em Autazes não é uma das melhores, nosso hospital é precário e arcaico. Foi feito para 10 mil habitantes e hoje Autazes tem mais de 42 mil habitantes”, disse.
Outro ponto citado por ele foi a qualificação dos moradores, sendo uma das preocupações para garantir o emprego e renda em Autazes, que passará a contar com um projeto de extração de Potássio nos próximos anos.
“Qualificar o povo de Autazes, é preciso urgente que o povo de Autazes seja qualificado para esse projeto do potássio, porque corremos o risco do povo de fora vir e tomar o que é nosso, porque não prepararam Autazes para esse momento […] Isso é gravíssimo, estou correndo contra o tempo, mas se Deus determinar, a gente possa entrar e preparar o povo para que não venha o povo de fora para levar”, detalhou.
Infraestrutura é outro assunto que, de acordo com Thomé Neto, precisa ser observado como pauta emergencial. “O nosso município está um caos em infraestrutura e saneamento. Precisamos cuidar mais do nosso município urgente, também por conta desse projeto”.
O pré-candidato a prefeito afirmou que ainda precisa ser feita muita coisa na cidade, mas dispensou conflitos com o atual prefeito Andreson Calvancante (UB). “Não é nada contra o prefeito, sou cidadão e pré-candidato a prefeito, mas falta muita coisa para fazer. Nosso hospital tem excelentes profissionais, mas a estrutura é física e arcaica e está muito ultrapassada”, pontuou.
Atual gestão
Conforme noticiou O Convergente, o cargo do prefeito de Autazes, Andreson Adriano Oliveira Cavalcante pode estar em risco por conta de supostas polêmicas na gestão. Segundo bastidores, vereadores da oposição possivelmente querem instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ou um processo de impeachment devido às denúncias de corrupção contra o prefeito.
“Não estou por dentro em relação a isso, mas são várias situações que ocorreram durante oito anos que cabe às autoridades investigarem […]. A Câmara Municipal tem feito seu papel e, com certeza, se houver alguma irregularidade do prefeito que prejudique o povo de Autazes, a Câmara vai fazer o que é certo”, disse Thomé Neto sobre o assunto.
A apresentadora Erica Lima ressaltou a dificuldade em buscar informações sobre a Câmara Municipal de Autazes, bem como entrar em contato com os vereadores. Após isso, o pré-candidato Thomé Neto também pontuou a falta de transparência nos portais da Prefeitura.
“A Prefeitura não é diferente, não tem transparência no seu portal, isso eu posso falar porque eu estava como vereador há 4 anos atrás e vi várias vezes o TCE notificando”, disse.
Projeto Potássio
A extração do potássio em Autazes será uma alternativa econômica do Amazonas nos próximos anos. Com isso, o pré-candidato a prefeito afirmou que é um momento de modernização, mas também para ficar atento com os benefícios que esse projeto pode resultar na cidade.
“Todo mundo está olhando para Autazes. Sou adepto que tenha sim esse projeto, mas sou ser humano e filho de Autazes […], o projeto tem que dar andamento, mas temos que olhar pelos povos originários e pelo povo de Autazes, porque o projeto tem que beneficiar as pessoas que moram no nosso município”, iniciou.
“Como é uma nova matriz econômica para o Estados, ficamos atentos com essa sentinela. Tenho conversado muito com o governador Wilson Lima, com os nossos deputados […]. Esse projeto tem hora e data, tem data para começar e para terminar, então temos que estar atentos”, completou.
Confira a entrevista na íntegra:
____
Por Camila Duarte
Foto: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.