Próximo do início das convenções partidárias, que neste ano, conforme o calendário eleitoral, acontecem entre 20 de julho e 5 de agosto, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), pré-candidato a prefeito de Manaus, pode ser o primeiro a anunciar o vice que vai compor a chapa.
Quatro nomes estão cotados, mas um será escolhido para caminhar com Mandel na disputa pelo cargo do executivo municipal. A data foi definida: 25 de julho. A informação foi confirmada com exclusividade ao Convergente pela assessoria do parlamentar. A decisão será do PSDB, que compõe a federação com o Cidadania.
O presidente do PSDB-AM, o senador Plínio Valério, vai decidir o nome junto com o partido do pré-candidato até a próxima semana.
“O PSDB tem direito a indicar o vice e está avaliando quatro nomes para compor a chapa com Amom Mandel”, disse o presidente da sigla através da assessoria.
Amom, conforme noticiado em fevereiro pelo Convergente, tem o desejo de ter uma mulher como vice para a disputa eleitoral.
“Eu acho que tem que ser uma pessoa de fora da política, que não tem mandato”, disse. Questionado sobre o vice não ser político, Amom esclareceu: “Não necessariamente, mas que não tenha mandato e que tenha experiência, de preferência uma mulher”.
Ver essa foto no Instagram
Dois meses depois, rumores nos bastidores da política apontaram o ex-deputado Ricardo Nicolau, que se filiou ao PSDB, como possível vice. O jovem parlamentar confirmou no Debate Político, exibido em março deste ano, que teve uma conversa produtiva com Nicolau, na qual trataram de assuntos da saúde pública municipal e da gestão de David Almeida (Avante).
“O Ricardo tem uma história de luta pela saúde do estado do Amazonas. E na oportunidade que eu tive de conversar com ele, eu toquei nesse assunto justamente para saber como é que ele pensa, o que ele faria no lugar do David e assim por diante. Foi uma conversa que me agradou. Foi uma conversa que fez muito sentido para mim”, detalhou Amom.
Conforme informações de bastidores, o nome da juíza aposentada Eunice Torres surgiu para essa união com Mandel na corrida eleitoral. A ex-magistrada é mãe do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Alberto Junior, o que não foi confirmado, até então, pelas assessorias de Amom e de Plínio.
Mas uma informação sobre a convenção está confirmada. A Federação PSDB-Cidadania vai realizar o evento de candidatura na sede da sigla, em Manaus, no dia 5 de agosto, como confirmado pela equipe do pré-candidato.
Ilustração: Marcus Reis
Leia mais: Maioria dos vereadores da CMM divide apoio entre dois pré-candidatos a prefeito de Manaus
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.