31.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Lula define Marcelo Ramos como pré-candidato a prefeito pelo PT

Para o pré-candidato a prefeito do presidente Lula, a decisão simboliza um traço de esperança

Por

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou o pré-candidato oficial da sigla para disputar o cargo majoritário de prefeito de Manaus no pleito de 2024. A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), bateu o martelo e confirmou o ex-deputado federal Marcelo Ramos.

A decisão foi tomada pela Comissão Executiva Nacional da Federação (FE Brasil) nesta terça-feira (09), em reunião virtual entre membros da federação – formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV).

Ramos, que está em Brasília acompanhando a votação da regulamentação da Reforma Tributária, anunciou a decisão nas redes sociais.

“Recebi a notícia de que a federação do presidente Lula decidiu, por unanimidade, pela minha pré-candidatura. Quero agradecer o gesto de confiança do PT, PCdoB e PV e dizer que imediatamente liguei para o Eron para registrar a minha admiração e respeito pela firmeza de propósitos e compromissos que ele carregou durante a sua pré-campanha. E também dizer a ele a importância do engajamento dele e do PCdoB nessa jornada para o bem do povo de Manaus”, afirmou Marcelo Ramos.

Isolamento na federação estadual?

Eron havia anunciando a pré-candidatura pelo PC do B mesmo pontuando que a decisão era da esfera nacional. No entanto, frisou que este ano, a sua sigla era quem presidia a federação em Manaus, como noticiado pelo Convergente em março.

“A federação é um partido único, ela funciona como partido único, onde tiver um os outros dois vão estar querendo ou não. Quem decide as candidaturas nas capitais, não só em Manaus, é a federação nacional, este ano quem preside a Federação é o PCdoB”, explicou.

O ex-deputado federal ainda afirmou que teve o seu nome aprovado para ser pré-candidato a prefeito de Manaus. “O meu nome foi referendado pelo Comitê Estadual, que é o órgão máximo de direção nossa, foi aprovado o meu nome por unanimidade para ser pré-candidato da Federação, então nós vamos colocar o nome”, comentou.

Conforme bastidores, Eron, que é presidente estadual do PCdoB, teria afirmado que não deixaria a pré-candidatura, mesmo após a federação apontar falta de aproximação de Ramos. Durante o mesmo período, Carlinhos Bessa, presidente estadual do PV/AM e deputado estadual, indicou Roberto Cidade, também deputado estadual pelo União Brasil, como pré-candidato à prefeitura pela federação.

Lula venceu no Amazonas em 2022, mas teve apenas 38,72% dos votos no segundo turno em Manaus, refletindo um desempenho fraco que afetou as eleições municipais, sem candidatos de esquerda destacados. Em abril deste ano, Lula lançou Marcelo Ramos como pré-candidato a prefeito pelo PT sem consulta prévia aos membros da federação ou do partido.

O Convergente entrou em contato com Eron Bezerra (PCdoB) e o deputado Carlinhos Bessa (PV). Eron disse em nota que “discorda da decisão e teve um sonho adiado”

“A direção nacional da nossa federação decidiu homologar o nome de Marcelo Ramos como candidato a Prefeito de Manaus pela Federação Fé Brasil. Obviamente não concordo, mas, no momento, não tenho outra opção na medida em que a federação funciona como um único partido e, portanto, não pode ter dois candidatos. Lutei e continuarei lutando porque nunca desisti espontaneamente de um bom combate. É da minha natureza não aceitar pacote feito e tampouco intimidações, venha de onde vier. Lutei de cabeça erguida, apresentei ideias inovadoras, dialoguei de maneira franca e sem subterfúgios, inclusive explicitando como e de que forma pretendia tornar esses sonhos em realidade. Recebi apoio e carinho por onde andei. Vi nos olhos das pessoas um misto de alegria e esperança ao tomarem conhecimento de ideias efetivamente revolucionárias. ADIO, por enquanto, essa batalha. Mas nós voltaremos a nos encontrar, pode ter certeza”, diz o trecho da nota do presidente do PC do B.

Carlinhos Bessa, presidente do PV-AM, disse por meio da assessoria que o partido é livre para apoiar candidatos majoritários, mas que Ramos não representa os valores do Partido Verde.

“Como presidente do Partido Verde, meu posicionamento sempre foi deixar os filiados do partido livres para apoiarem os candidatos majoritários que melhor representem suas convicções e ideais em Manaus. Acredito na diversidade de pensamento e na liberdade de escolha dentro do partido. No entanto, não vejo a política praticada por Marcelo Ramos como representativa dos valores e princípios que guiam o Partido Verde”, declarou.

Questionamos a assessoria de Ramos sobre a situação de isolamento da federação, o que possivelmente teria resultado em um conflito entre as lideranças estaduais comunistas. A assessoria negou a informação e reforçou que no dia 13 de maio deste ano houve uma votação interna entre os três partidos, onde o PT e o PV locais indicaram o nome de Marcelo Ramos, enquanto o PCdoB indicou Eron, que recusou, conforme aprovação em ata de reunião da federação local obtida com exclusividade pelo Convergente.

O presidente do diretório municipal do PT, Valdemir Santana, afirmou que já tinha ocorrido uma reunião da federação local e que já havia optado por Marcelo Ramos, apesar da discordância do PC do B, e agora Marcelo está confirmado como pré-candidato pela direção nacional.

“Já tínhamos decidido a posição do PV e do PT. Não houve concordância do PCdoB, mas a gente respeita, e agora foi decidido que o nosso candidato pela federação é o Marcelo Ramos, candidato do partido de esquerda aqui em Manaus”.

Confira os documentos:

Nota decisão Eron Bezerra Ata de Reunião da Federação Brasil da Esperança Manaus

Ilustração: Marcus Reis

Leia mais: “David não segue a mesma linha dos prefeitos mais conectados”, afirma analista na série ‘Na tela do eleitor: Análise das estratégias de marketing dos pré-candidatos em 2024’

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -