25.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Cartilha de combate ao assédio eleitoral e promoção do voto livre é lançada pela UEA

Destacando a importância de proteger a democracia, a cartilha apresenta sugestões do que a sociedade pode fazer para combater o assédio eleitoral, formas de denúncia e conscientização

Por

Para sensibilizar a sociedade contra uma prática ainda presente na trajetória do Brasil, desde os primeiros pleitos eleitorais, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou a cartilha “Assédio eleitoral – a luta pela liberdade do voto”, nesta sexta-feira (21).

A estrutura da cartilha foi pensada para atender toda sociedade, especialmente os eleitores. Seu formato digital conta com ilustrações/infográficos, destacando tópicos essenciais para sensibilizar e conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de analisar e debater o assunto em universidades, escolas, fábricas, associações de moradores, sindicatos, entre outras entidades. A intenção é, sobretudo, conscientizar eleitores sobre o que é considerado, de fato, assédio eleitoral, como identificá-lo e denunciá-lo.

A cartilha tem como finalidade explicar o que é assédio eleitoral, que teve crescimento em 450% registrado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) nas eleições de 2018 e 2022, procurando destacar os grupos mais afetados, além de explicar o porquê o tema é prejudicial à democracia brasileira.

O produto apresenta, ainda, sugestões sobre o que a sociedade pode fazer para combater o assédio eleitoral, incluindo formas de denúncia e conscientização, ressaltando quais os grupos mais afetados pelo assédio eleitoral e as práticas mais utilizadas, destacando a importância de proteger essas comunidades.

Por fim, a cartilha destaca o que o Poder Judiciário tem realizado nos últimos 10 anos e o papel das universidades na disseminação e construção de uma sociedade livre e democrática.

“A cartilha procura transmitir a perspectiva de um ambiente eleitoral livre de assédio. Então, de maneira muito prática, quero parabenizar todos os envolvidos, a dedicação dos professores, alunos e técnicos para que tivéssemos a oportunidade de produzir algo tão importante nesse momento de eleição. Com o apoio do TRE-AM torna ainda mais factível e objetiva a necessidade de divulgarmos essas informações acerca do processo eleitoral, para que tenhamos uma eleição livre de consciência. Que as pessoas votem de forma consciente e que, no exercício do voto, só estejam na urna a pessoa, sua consciência e a vontade de termos uma sociedade melhor. Esse produto é uma forma de expressar a importância que a universidade tem sobre os mais diversos aspectos, as mais diversas áreas de atuação”, destacou o reitor da UEA.

O juiz federal Érico Pinheiro reforçou que é muito importante essa parceria ser estabelecida entre a Justiça Eleitoral e as diversas instituições da sociedade civil, principalmente na academia, universidades, que exercem um papel fundamental de transformação e conscientização dos cidadãos.

“Agradeço a iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas pelo trabalho desenvolvimento sobre o combate ao assédio eleitoral. A Justiça Eleitoral precisa desse apoio e está bem empenhada em garantir que o exercício do voto seja feito de forma livre e consciente por todos os eleitores. A Justiça Eleitoral faz-se presente nos mais distantes locais do Brasil para possibilitar o exercício do voto pelos cidadãos e busca assegurar que esse voto seja feito de forma livre e consciente”, finalizou.

Participaram da criação dessa cartilha os professores André Luiz Nunes Zogahib; Maryângela Aguiar Bittencourt; Marcia Ribeiro Maduro Moara; Tuane Pinheiro da Costa; Nilson José de Oliveira Júnior; Gimima Beatriz Melo da Silva e Keyla Cirqueira Cardoso Nunes; além dos alunos da 20ª turma do curso de Administração, matriculados na disciplina de Gestão Estratégica da UEA.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação / UEA

Leia mais: Às vésperas da campanha eleitoral, gestão de David Almeida contrata servidores temporários para Prefeitura de Manaus

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -