32.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Lula enaltece economia brasileira, mas Real se torna a 5ª moeda mais desvalorizada do mundo

A desvalorização do real brasileiro ultrapassou o peso argentino, que lida com uma inflação de mais de 230%

Por

Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem apontado resultados positivos para a economia brasileira, entre eles o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). No entanto, dados afirmam que o Real está entre as cinco moedas que mais perderam valor nos primeiros seis meses de 2024.

O comparativo do Real com outras moedas, por exemplo, é um tanto quanto preocupante, uma vez que a moeda brasileira ultrapassou o peso argentino, onde o país lida com uma inflação de mais de 230%.  A perda de valor é referente ao dólar, e o levantamento foi feito pela agência classificadora de risco Austin Rating, com base nos dados do Banco Central do Brasil.

A queda acumulada do real no ano chegou a 11,4% na quarta-feira (19). Na máxima do dia, o dólar comercial chegou a R$ 5,48.

Como base para a elaboração do ranking, a Austin Rating considerou as taxas de câmbio de referência Ptax, divulgadas diariamente pelo BC.

Até o momento, a moeda nigeriana é a que obtém a maior perda, com perdas de 41,3%. Na sequência, estão as moedas do Egito e do Sudão do Sul, com quedas de 35,2% e 29,9%, respectivamente.

No ranking, a moeda brasileira ultrapassou a da Argentina e a do Japão em poucos dias e saltou da 7ª para a 5ª colocação entre as que mais se desvalorizaram entre 118 países.

Entre os motivos para a disparada do dólar, estão a expectativa sobre a taxa básica de juros dos Estados Unidos, os resultados da balança comercial brasileira e as preocupações em relação ao quadro fiscal do país.

*Com informações do G1

Leia mais: Em curva negativa, governo de Lula é reprovado por 31% dos brasileiros, diz pesquisa

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -