30.3 C
Manaus
sábado, junho 15, 2024

Primeira morte por variante H5N2 da gripe aviária confirmada pela OMS

Mexicano de 59 anos já estava acamado por outras condições médicas

Por

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária. O paciente, de 59 anos, vivia no México.

Este foi o primeiro caso de infecção em humano confirmado em laboratório em todo o mundo. A morte foi reportada por autoridades sanitárias mexicanas no dia 23 de maio.

Em nota, a OMS destacou que o paciente, morador da Cidade do México, não tinha histórico de exposição a aves ou outros animais. A variante H5N2 já havia sido identificada em aves do país.

“O paciente tinha múltiplas condições médicas subjacentes. Os familiares relataram que ele já estava acamado há três semanas, por outros motivos, antes do início do sintomas agudos”, destacou a organização.

Com base nas informações disponíveis até o momento, a OMS avalia como baixo o risco representado pelo vírus para a população em geral.

Veja também:

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na última quarta-feira (5), foi inaugurada no Supremo Tribunal Federal (STF), a experiência imersiva em realidade virtual “Amazônia Viva”. O filme permite uma viagem pelo Rio Tapajós e mostra a beleza e a diversidade da fauna e da flora de parte da região amazônica.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, abriu a instalação, acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Ayres Brito (aposentado). Após participar da experiência usando óculos 3D, Barroso disse ter se sentido dentro da floresta, com toda vegetação exuberante, animais e igarapés. “Acho que é um momento importante de conscientização sobre a Amazônia, em que a natureza dá um alerta para o Brasil e para o mundo com a tragédia no Rio Grande do Sul.”

*Fonte: Agência Brasil

Foto: “Logo@Organização Mundial da Saúde @ Pregny-Chambésy” por *_* está licenciado sob CC BY 2.0.

Leia mais: STF inaugura experiência imersiva “Amazônia Viva”

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -