31.3 C
Manaus
sábado, junho 15, 2024

Morte de Arthur Bisneto gera comoção no cenário político

Políticos do Amazonas expressaram suas homenagens ao ex-deputado; O Congresso Nacional fez um minuto de silêncio em homenagem

Por

Com a confirmação do falecimento do ex-deputado federal Arthur Bisneto, nesta terça-feira (28), políticos do Amazonas e do Brasil prestaram homenagens ao ex-deputado federal nas redes sociais. Aos 44 anos, Bisneto deixa uma carreira na política amazonense e também nacional.

A informação da morte foi confirmada pelo ex-prefeito de Manaus e pai do ex-deputado, Arthur Virgílio Neto. Apesar disso, ele não informou sobre a causa da morte. Detalhes sobre o falecimento do ex-deputado devem ser divulgados em breve, após uma perícia feita pelo Instituto Médico Legal (IML).

O governador do Amazonas, Wilson Lima, prestou condolências à família e lamentou o falecimento do ex-deputado federal. “Nenhum pai ou mãe deveria passar pela dor de perder um filho. Minha solidariedade ao ex-prefeito Arthur Neto e família pela morte do seu amado Arthur Bisneto. Que Deus o receba com glórias e conforte o coração dos familiares e amigos”, disse o governador.

O prefeito de Manaus, David Almeida, também se manifestou pelo falecimento de Arthur Bisneto. Ele afirmou que recebeu com muita tristeza a informação e decretou luto oficial de três dias. “Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família, amigos e colegas de Arthur. Que Deus conforte seus corações”, escreveu.

Outro nome que prestou homenagens foi o senador Omar Aziz, que se referiu a Arthur Bisneto como ‘jovem de grande oratória’, além de expressar condolências à família. “Jovem de grande oratória, foi vereador, deputado estadual e federal, e disputou ao meu lado, como candidato a vice, uma campanha de governador. Tinha muito ainda a contribuir com a sociedade”, afirmou o senador.

Homenagens do senador Eduardo Braga também foram prestadas nas redes sociais. O político afirmou que Arthur Bisneto era mais um jovem promissor de Manaus. “Arthur Bisneto tinha um futuro inteiro pela frente. Essa morte precoce abala a todos nós. Deixo aqui meus sinceros votos de pesar ao seu pai, Arthur Neto, e peço a Deus que ampare toda a família”, escreveu.

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em nome dos 24 deputados estaduais, se solidarizou, em nota, com os familiares do ex-deputado estadual por três Legislaturas.  “Que a dor pela passagem repentina de Bisneto seja amenizada pela fé e confiança de que ele está rodeado do amor de Deus”, ressaltou a nota.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), em nota assinada pelo presidente Caio André, lamentou o falecimento do também ex-vereador da cidade e decretou luto de dois dias na Casa. “Todos os parlamentares da 18ª Legislatura prestam solidariedade e desejam forças à família enlutada, estimando que a paz encontre seus corações neste momento de profunda tristeza. Como presidente do Parlamento Municipal de Manaus, decreto luto oficial de dois dias no legislativo manauara”, diz um trecho da nota.

A morte de Arthur Bisneto também foi lamentada durante sessão do Congresso Nacional. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-deputado. “Manifestamos nossos profundos sentimentos e o pesar a todos os seus familiares, especialmente ao seu pai, Arthur Virgílio, um grande parlamentar que honrou durante muitos anos a Câmara e o Senado”, disse.

O ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, também expressou seus sentimentos pela perda de Arthur Bisneto e se solidarizou com a família. “É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do jovem Arthur Bisneto, filho de Arthur Neto e Jacqueline. Meus sentimentos a toda família. Meu amigo Arthur, força nesse momento”, disse, referindo-se ao ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas, Josué Neto, disse que foi tomado por uma profunda tristeza ao receber a notícia. “Fui tomado de profunda tristeza ao receber a notícia sobre a morte do amigo Arthur Bisneto, com quem tive a satisfação de trabalhar na Assembleia Legislativa”, afirmou.

O vereador de Manaus, Rodrigo Guedes, fez um enorme texto nas redes sociais, onde comentou sobre as aventuras vividas ao lado de Arthur Bisneto, a quem ele classificou como melhor amigo por pelo menos uma década. “Poucas vezes conheci uma pessoa tão intensa como ele. Talvez nunca. Os que o conheceram no íntimo sabiam o quanto era boa pessoa, gostava de ajudar, gostava de ver todo mundo bem e alegre. Os que trabalhavam com ele comiam o mesmo que ele”, disse.

Quem foi Arthur Bisneto?

Atualmente afastado da carreira política, teve uma carreira política com grandes feitos. Nascido em Brasília, Arthur Virgílio Bisneto teve uma carreira política expressiva no PSDB, sendo um dos candidatos mais bem votados nas eleições em que disputou.

Teve o primeiro mandato como vereador de Manaus no ano de 2000 e, dois anos depois, conseguiu se eleger para uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas, onde permaneceu entre os anos de 2003 e 2014, com uma atuante participação.

Nas eleições gerais de 2014, conseguiu se eleger deputado federal em uma expressiva votação, onde foi o candidato mais bem votado no Amazonas e passou a integrar a bancada federal do estado no Congresso Nacional.

Em setembro de 2017, Arthur Bisneto licenciou-se do cargo de deputado federal para assumir a cadeira de chefe da Casa Civil na Prefeitura de Manaus. Reassumiu o mandato de deputado em 20 de abril de 2018 e voltou ao cargo na Casa Civil no fim de 2018.

Leia mais: Aos 44 anos, Arthur Bisneto morre em Manaus

___

Por Camila Duarte

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -