27.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 30, 2024

Projeto de extensão da UEA homenageia o Dia das Mães com Concerto da Juventude, no Teatro Amazonas

A iniciativa do projeto busca contribuir para a formação musicista das crianças e adolescentes

Por

Em homenagem ao Dia das Mães, ocorreu no último domingo, (12), a apresentação do Concerto da Juventude, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento o foi realizado pela Banda Marcial da Escola Municipal Jarcele Zaranza, pelo Projeto de Orquestras Infantis e Juvenis do Laboratório de Ensino e Práticas Musicais (Probijam), o Projeto Musicando e do Curso Livre de Extensão e Música da UEA, para um público que lotou a plateia do Teatro Amazonas.

O concerto destacou o potencial dos jovens, apresentando o desenvolvimento musical e artístico trabalhado ao longo dos projetos realizados na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA). A iniciativa busca contribuir para a formação musicista das crianças e dos adolescentes.

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, as diversas ações abertas ao público são realizadas em datas comemorativas com o intuito de aproximar a sociedade do trabalho desenvolvido pela universidade.

“Esse é um projeto que a Esat desenvolve há um tempo. É uma iniciativa de inclusão que proporciona a crianças e adolescentes da rede pública de ensino um contato com a musicalidade, com a cultura e expressão da arte. Temos um carinho enorme por esse projeto. É uma apresentação digna do Teatro Amazonas”, disse.

O servidor da UEA Álvaro Gabriel Santos Barbosa, que realizou uma apresentação especial para as mães, ressaltou que foi um momento muito especial. “Sabemos que o momento no Sul do País não está fácil e participar desta apresentação e poder estar no palco do Teatro Amazonas é um sentimento de gratidão”, pontuou.

UEA na extensão

Sob a coordenação do docente da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) e pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, Prof. Me. Fábio Carmo, o evento serviu como uma oportunidade para o público testemunhar o resultado do trabalho dos participantes dos projetos.

“É um trabalho que envolve a participação de, aproximadamente, 120 pessoas. Apesar de ser um grande esforço, é gratificante, pois transmitimos a mensagem de que a música pode tocar as pessoas de um jeito especial. As crianças estão empolgadíssimas por estarem aqui, no palco que é um dos maiores símbolos da cultura amazonense”, comentou.

A aluna Emilly de Araújo Miranda Villaverde Lopes, de 12 anos, disse que sempre gostou de ouvir música clássica e está no projeto do concerto desde 2021. “Me apaixonei pelo violino desde mais nova. Então, quando surgiu a oportunidade do projeto aceitei na hora. E tocar no Teatro Amazonas é uma emoção única”, disse.

A mãe do aluno do Mateus Emanuel, Camile Sena da Silva, disse que é uma grande alegria estar presente na apresentação do filho. “Os projetos da UEA ajudam no desenvolvimento das crianças. O Mateus ama participar e, se ele quiser seguir na carreira contará com o meu apoio”, finalizou.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação / UEA

Leia mais: Situação financeira de municípios brasileiros será analisada pelo Senado 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -