27.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 30, 2024

Elisabeth Valeiko quebra o silêncio e desabafa: “Usaram meu filho como uma ferramenta política”

"Eu estava esperando a justiça, a verdade. Graças a Deus ela veio depois de quatro anos", desabafou a ex-primeira-dama de Manaus

Por

A mais de três anos afastada da política, a ex-primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, rompeu o silêncio e falou sobre diversos temas na nova temporada do programa ‘Por Elas’, do Portal Manaós, neste sábado (20). A arquiteta quebrou o silêncio ao falar do filho Alejandro Valeiko e sobre o caso da morte do engenheiro Flávio Rodrigues, em setembro de 2019, em um condomínio no Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

Durante a entrevista com a apresentadora Érica Lima, Valeiko disse estar “arrependida de ter ficado em silêncio e ter passado momentos difíceis quando seu filho Alejandro foi acusado e a oposição usou o caso como meio de perseguição política contra o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), ainda durante a gestão do esposo.

“Eu muito tenho arrependimento de uma coisa. De ter ficado calada… Eu passei momentos muito duros. Porque usaram meu filho como uma ferramenta política […] Eu nem imaginava que isso existia”, confidenciou Elisabeth.

Por ter passado muita pressão no meio da política sobre o caso do engenheiro Flávio Rodrigues, a arquiteta se sentiu aliviada após a justiça ter inocentado Alejandro.

“Eu estava esperando a justiça, a verdade. Graças a Deus ela veio depois de quatro anos. Mas, naquele momento, se fosse imaginar que ia demorar três, quatro anos, eu acho que nem estaria aqui hoje, porque Deus prepara a gente”, desabafou

Vida pública

Elisabeth é carioca e conheceu o ex-prefeito em Manaus e se tornou uma pessoa pública ao tomar posse do cargo de primeira-dama de Manaus. Foi titular do Fundo Manaus Solidária durante a gestão do marido e passou a lidar com o mundo da política, o contrário de sua profissão como arquiteta e urbanista.

“A gente caiu de paraquedas num mundo desconhecido. E de repente vem um turbilhão de informações, de afazeres, de compromissos para os quais você não está preparada. E de repente você tem que saber de tudo um pouco. Da saúde, da educação… […] Era uma demanda muito grande em muito pouco tempo. E naquele momento que eu conheci o Arthur e a gente resolveu estar juntos, eu não tinha noção do tamanho disso tudo”, disse Valeiko.

Apesar da rotina e dos compromissos políticos à frente de uma pasta, Elisabeth contou que não se arrepende de nada na vida, mas que poderia estar mais preparada para a rotina ao dizer que: “não era nada fácil, tinha muita coisa, mas também muita coisa pesada, muita coisa ruim, que vem junto. Lidar com o ser humano não é fácil”, comentou. [7:56 – 8:05]

Fundo Manaus Solidário

Ao assumir o Fundo Manaus Solidário, Valeiko afirmou ter se identificado por ter vivenciado uma rotina parecida com a sua formação.

“Eu abri mão da minha profissão, para realmente seguir o sentimento de algo, não apenas ser algo muito mais forte do que apenas me realizar como profissional, como arquiteta. Isso é muito lindo. Dou valor, é minha profissão que eu amo, mas estar à frente do Fundo Manaus Solidário foi algo que fez a sociedade compreender a importância das entidades como um braço da prefeitura.

Além de sua atuação no Fundo Manaus Solidário, a arquiteta e urbanista participou da Comissão de Arquitetura e Paisagismo de Manaus, onde ajudou a projetar obras na cidade.

Para a entrevista exclusiva e mais detalhes sobre os trabalhos executados por Elisabeth e seu filho, você pode conferir no Facebook do Portal Manaós.

O ‘Por Elas’ é um programa que conta histórias de personalidades manauaras que desempenham um papel importante para a sociedade, inspirando e transformando outras mulheres.

Foto: Marcus Reis

Leia mais: Embate eleitoral: “Ele optou por lançar um candidato dele”, diz David Almeida sobre apoio de Wilson Lima a Roberto Cidade

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -