Os pré-candidatos à prefeitura de Manaus do pleito municipal de 2024 comentaram a ausência do prefeito David Almeida e dos demais concorrentes no primeiro debate realizado nesta sexta-feira (12), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM).
Advogados, jornalistas, universitários e os internautas que acompanharam o debate, transmitido pelas redes sociais, notaram a ausência do gestor municipal, do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) e do representante do PT/PCdoB/PV.
Antes do debate, os pré-candidatos presentes no primeiro embate da corrida eleitoral ‘lamentaram’ a ausência dos concorrentes que, segundo eles, perderam a oportunidade de discutir os problemas da cidade e apresentar propostas de melhorias para os manauaras da capital amazonense.
O deputado federal Alberto Neto (PL), que também é pré-candidato a prefeito, comentou sobre a ausência de alguns pré-candidatos no debate. “Eles não têm coragem para enfrentar os problemas da cidade”, citou o militar da PM-AM, destacando as deficiências na infraestrutura, saúde, educação e gestão.
Ver esta publicação no Instagram
Oposição do governador do estado Wilson Lima (UB), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), o economista Wilker Barreto, pontuando principalmente os gastos milionários da atual gestão municipal, foi claro ao dizer que a ausência dos outros pré-candidatos no encontro “é um desrespeito para com a população. É uma entrevista de emprego com o povo.”
Ver esta publicação no Instagram
À imprensa, Barreto destacou que David Almeida não respeita o papel da Câmara Municipal de Manaus (CMM), após ter o empréstimo de R$ 580 milhões ao município do Projeto de Lei (PL), que tramitou no parlamento e foi barrado pela maioria dos vereadores.
“O David não aceita ser contrariado. […] Este ano já tem uma dívida de R$ 1 bilhão no orçamento anual. […] Para mim, está certa a posição da Câmara. Não ao empréstimo. Vá trabalhar! Vá fazer gestão!”, criticou o deputado.
Ver esta publicação no Instagram
Através das redes sociais, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) informou que não conseguiu embarcar para Manaus e, com isso, não participou do primeiro debate entre pré-candidatos a prefeito de Manaus, que aconteceu nesta sexta-feira (12), às 18h.
“Tentei de todas as formas embarcar de manhã, tentei me encaixar se tivesse alguma possibilidade à tarde, mas não tinha nenhuma. Só vou para Manaus no voo da noite e, infelizmente, não vou participar do evento de hoje na OAB”, disse através de stories.
De acordo com a organização do evento, nem o prefeito David Almeida (Avante) nem o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), que foram convidados, haviam participado até o início do debate desta sexta-feira (12). A federação PT/PCdoB/PV continua em impasse sobre os três pré-candidatos da sigla e não confirmou participação devido à indefinição entre as siglas.
Foto: Marcus Reis