31.3 C
Manaus
sábado, abril 27, 2024

Instituto Pontual Pesquisas repudia insatisfação de políticos contra resultados de estudos eleitorais

O Instituto Pontual já realizou este ano ao menos seis pesquisas de intenções de votos dos eleitores na capital e interior do estado

Por

2024 é ano eleitoral. Em outubro, os eleitores dos municípios do Amazonas vão às urnas escolher seus representantes nas Prefeituras e nas Câmaras Municipais. Para tomar uma decisão, o eleitor avalia o desempenho dos gestores e nomes de pessoas ligadas ao cenário político nos anos eleitorais.

As pesquisas eleitorais realizadas de forma presencial são fundamentais para mostrar o cenário para cada pré-candidato que pode concorrer ao cargo majoritário ou até em uma reeleição. O Instituto Pontual já realizou este ano ao menos seis pesquisas de intenções de votos dos eleitores na capital e interior do estado.

Recentemente, a Pontual Pesquisas realizou o estudo em Manaus sobre os possíveis pré-candidatos a prefeitura de Manaus. Na avaliação dos eleitores Manauaras, políticos como Amom Mandel (Cidadania) apareceu com 32,4% das intenções de voto para o cargo de prefeito, seguido do atual prefeito David Almeida (Avante), com 28,1%.

Na análise dos eleitores, Capitão Alberto Neto (PL) foi apontado com 8,7% na terceira colocação, enquanto os concorrentes subsequentes na pesquisa incluem Roberto Cidade (União Brasil) com 7,1%, Zé Ricardo (PT) com 6,9% e Maria do Carmo (NOVO) com 1,3% das preferências eleitorais. Israel Tuyuka (PDT) apresenta uma participação de 0,6%.

No período entre 22 e 25 de fevereiro, 1.260 eleitores foram entrevistados presencialmente. A pesquisa tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº A-09483/2024, além de registro estatístico no CONRE-7: 9079 sob nº 8260, é supervisionada pelo Professor Mestre Eric Barbosa, especialista em pesquisas de opinião pública.

O resultado e a credibilidade do estudo político têm desagradado pré-candidatos que não tiveram boa avaliação do eleitorado, ou seja, descredibilizam a seriedade das pesquisas, segundo a direção do Instituto Pontual.

Nesta sexta-feira (22), o diretor Eric Barbosa manifestou repúdio contra os pré-candidatos David Almeida (Avante) e Maria do Carmo Seffair (Novo) que ingressaram com processo no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), contra os resultados obtidos na pesquisa.

Nas redes sociais, o CEO destacou que “candidatos insatisfeitos com seu desempenho nas pesquisas eleitorais tentam cancelar as pesquisas eleitorais via justiça. Esse movimento orquestrado vai contra a democracia.”

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portal O Poder (@_portalopoder)

O vídeo termina com uma reflexão: “O que seriam das eleições sem as pesquisas eleitorais?” O estudo também avaliou um possível cenário para o segundo turno.

Foto: Reprodução/vídeo/Instagram/@_portalopoder

Leia mais: Após ida de secretário à CMM, oposição vai buscar assinaturas para instalar CPI e investigar Semcom

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -