34.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Deputado destaca a importância da vacinação contra HPV nas escolas

Parlamentares defendem instituição de uma forte campanha, em favor da massificação da imunização no Estado

Por

A vacinação contra HPV em escolas públicas e privadas, além dos postos de saúde, foi pauta na Assembléia legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira (8). Foi reforçado pelos deputados que a prevenção é uma necessidade nos esforços de combate à principal causa do câncer de colo de útero, tipo que afeta um grande número de mulheres no país, assim como o câncer de mama e o de cólon e reto.

A manifestação do parlamentar George Lins, que também é médico dos quadros da Fundação Cecon, ocorreu nesta manhã, a propósito de discurso do deputado João Luiz (Republicanos) defendendo a incitação de uma forte campanha, incluindo uma audiência pública na Assembleia Legislativa (Aleam), em favor da massificação da imunização no Estado.

“Parabenizo o deputado João Luiz e também ressalto o deputado Delegado Péricles, que muito tem contribuído na luta contra o câncer de colo de útero, um câncer cem por cento evitável e que precisa ser combatido de modo maciço, com a participação de todos, todos devem ajudar na prevenção, e a prevenção é tudo”, disse o Deputado George Lins.

A criação do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), pelo Governo do Estado, foi citado pelo parlamentar como referencial para o tratamento das lesões pré-malignas no colo do útero causadas pelo HPV. “Mas, precisamos avançar nessa luta”, disse o deputado-médico, também autor de requerimento protocolado em abril de 2023 solicitando ao Governo do Estado a criação de Policlínicas da Mulher em municípios polos do interior.

“É importante a gente chamar a atenção para as medidas que devem ser implementadas para maior assistência às mulheres que vivem no interior e precisam de atendimento especializado, a luta contra o câncer exige isso”, afirmou o Parlamentar

 

Leia mais: Valdemar Costa Neto é preso por porte ilegal de arma em operação da PF

Foto: Leandro Castro

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -