29.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 19, 2024

“Falha e antidemocrática”, diz campanha de Trump sobre proibição em disputa por eleições dos EUA

A Corte do Colorado desqualificou o ex-presidente dos EUA de concorrer às eleições republicanas no Estado

Por

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi desqualificado pela Suprema Corte do estado do Colorado de concorrer às eleições presidenciais no estado em 2024. Como justificativa, a Corte apontou que Trump teve um papel fundamental no ataque ao Capitólio dos EUA em janeiro de 2021.

Com a decisão, Trump se torna o primeiro candidato presidencial na história dos EUA a ser considerado inelegível com base em uma disposição raramente usada da Constituição americana, que proíbe o exercício do cargo por autoridades que tenham se envolvido em “insurreição ou rebelião”.

Para o tribunal, a Constituição proíbe o candidato à frente nas eleições republicanas de aparecer na cédula eleitoral, por conta do seu papel de instigar a violência contra o governo dos EUA.

Vale pontuar que a decisão se aplica somente às primárias republicanas de 5 de março no Colorado, no entanto a decisão pode afetar o status de Trump para a eleição geral dos EUA, em 5 de novembro.

O caso foi apresentado por um grupo de eleitores do Colorado, que argumentou que o ex-presidente dos EUA deveria ser desqualificado por incitar a invasão ao Capitólio, por parte de seus apoiadores.

A campanha de Donald Trump reagiu à decisão como “falha” e “antidemocrática”. Eles ainda alegaram que a Corte está tentando negar a milhões de eleitores uma escolha preferida para presidente.

“A Suprema Corte do Colorado emitiu uma decisão completamente falha e nós entraremos rapidamente com um recurso na Suprema Corte dos Estados Unidos e um pedido simultâneo de suspensão dessa decisão profundamente antidemocrática”, informou o porta-voz da campanha.

O tribunal do Colorado afirmou que a decisão em relação à candidatura de Trump está suspensa até 4 de janeiro para permitir recursos.

Leia mais: Donald Trump ataca oponentes em corrida por indicação republicana nos EUA

___

Por Camila Duarte com informações do G1

Revisão textual: Vanessa Santos

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -