30.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

Réus que participaram do 8 de janeiro devem ser excluídos de indulto de Natal

O indulto de Natal é concedido às pessoas condenadas que cumprem pena em presídios

Por

Nesta terça-feira (19), o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve receber uma proposta de texto para indulto natalino, o primeiro após o retorno do presidente Lula no terceiro mandato. De acordo com o G1, o documento foi elaborado pelo Conselho Nacional de Políticas Penais (CNPCP).

Segundo fontes dos batidores, o indulto exclui condenados por crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito, ou seja, ficarão de fora do benefício os réus sentenciados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos antidemocráticos do 8 de janeiro.

O indulto de Natal é concedidos para pessoas condenadas que cumprem pena em presídios. Ele é dado por questões humanitárias, mas não para todos os presos.

Até o momento, o STF já condenou 30 pessoas que parcitiparam dos ataques à Praça dos Três Poderes. As penas variam de três a 17 anos de prisão. Na segunda-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes determinou a libertação de 46 investigados e manteve a prisão de outros 66.

Além disso, o indulto de Natal deste ano também deve excluir integrantes de facções criminosas e condenados por crime hediondo, tortura, terrorismo, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção, preconceito de raça ou cor, redução à condição análoga à de escravo, genocídio, crimes contra o sistema financeiro nacional, crimes de licitação, violência contra a mulher, organização criminosa e crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

*Com informações do G1

Leia mais: STF determina cumprimento da primeira pena definitiva por atos do 8 de janeiro

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -