34.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

PL que reduz em 15% renovação de frota de ônibus em Manaus é aprovada na CMM

O PL é de autoria do vereador Bessa, baseada na justificativa de prolongar a vida útil dos veículos

Por

Foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nessa quarta-feira (29), o Projeto de Lei – que altera artigos da Lei Orgânica de Manaus (Loman) – com o objetivo de reduzir a frota de ônibus na cidade, de autoria do vereador Elissandro Bessa (SD).

A ideia da proposta do vereador é diminuir a renovação dos transportes coletivos e aumentar a vida útil dos ônibus. Como justificativa, o parlamentar apontou que o PL “visa acompanhar os avanços tecnológicos da indústria automobilística e também da malha viária da cidade, que estão proporcionando uma maior conservação e durabilidade dos veículos”.

Com a aprovação, a frota de ônibus em Manaus, que tinha uma renovação em 25%, agora passa a ser apenas de 10%, com o intuito de aumentar o tempo de vida útil do veículo de 6 anos para 7 anos.

De acordo com o projeto do vereador, a justificativa para a redução se dá por conta da “regularidade da atual frota de veículos” que, segundo ele, está garantindo mais segurança, conforto e atendimento à população.

Durante a votação, os vereadores debateram muito sobre o assunto e expuseram as opiniões, tanto contra quanto a favor. O vereador Kennedy Marques, por exemplo, afirmou que trocar um veículo que tem apenas quatro anos de uso é como incentivar o consumismo.

“Fica claro matematicamente que a lei atual que fala sobre a renovação de 25% é um equívoco. Trocar um veículo com quatro anos é incentivar o consumismo. É isso que nós queremos para quem fala sobre preservação e meio ambiente?”, questionou.

O vereadro Rosinaldo Bual foi outro parlamentar que defendeu a redução na renovação da frota de ônibus em Manaus, e ainda afirmou que Manaus é referência no Brasil. “Tem pessoas irresponsáveis aqui dentro falando que o transporte de Manaus não está bom, eu não sei qual é a intenção desse colega. A nossa cidade é referência para muitas cidades do Brasil”, disse.

Especialistas comentam

Para o ambientalista Carlos Durigan, a redução na frota de ônibus em Manaus agravaria a crise de mobilidade urbana. Ao Portal O Convergente, ele explicou que os problemas devido à grande concentração de veículos incluem questões ambientais, sociais e econômicas.

“Quanto maior o número de veículos em circulação, maior o grau de poluentes no ar e nas vias, maior é o estresse causado às pessoas pela dificuldade de mobilidade e maiores são os gastos com locomoção quando as pessoas são obrigadas a investir em transporte individual. A conta é simples, quanto menor a disponibilidade de transporte coletivo, seja feito por ônibus e mesmo trens e metrôs, maiores os problemas listados acima”, explicou.

Ao Portal O Convergente, Manoel Paiva, vice-presidente do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia e ex-diretor presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), explicou que a população ainda enfrenta problemas no transporte coletivo em Manaus, como insegurança do sistema, inconfiabilidade no modal, longo tempo de espera, lotação dos veículos, longo tempo de percurso, desconforto e tratamento comprometedor do operador.

Em relação à proposta do vereador Bessa, Paiva fez uma análise ao Portal O Convergente a partir de propostas de especialistas, técnicos do setor, academia, operadores públicos e privados, além de sugestões de usuários cativos de nosso sistema de transporte coletivo urbano de Manaus.

Conforme pontuou ele, o avanço tecnológico permite estender a vida útil do veículo, no entanto as condições de trafegabilidade influenciam. Para ele, para poder chegar à conclusão de redução de renovação de frota, devem ser atendidas as pendências de infraestrutura.

Leia mais: CMM avança nos debates sobre orçamento de R$ 9 bilhões para Manaus em 2024

___

Por Camila Duarte

Revisão textual: Vanessa Santos

Ilustração: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -