33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

“Precisamos de políticas públicas que coloquem o meio ambiente como prioridade”, diz Rodrigo Guedes no programa “Debate Político”

O vereador de Manaus foi o convidado da semana, no programa apresentado pela CEO da empresa, Érica Lima Barbosa

Por

O programa “Debate Político” desta terça-feira (21) recebeu como convidado o vereador de Manaus Rodrigo Guedes (Podemos). Em conversa com a apresentadora e CEO da empresa, Érica Lima Barbosa, o parlamentar falou sobre meio ambiente, ações na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e eleições 2024. O programa foi exibido pela TV Rede Onda Digital, através do canal 8.2, e pelo canal do Youtube da Rede Onda Digital.

Iniciando o bate-papo no programa, o vereador comentou sobre a agenda ambiental, muito defendida por ele desde antes do primeiro mandato na CMM. Para Rodrigo Guedes, é preciso que a sociedade tenha união para debater assuntos ambientais, uma vez que estamos vivendo os efeitos catastróficos de uma crise ambiental.

“Hoje a sociedade volta o olhar para isso, porque estamos sofrendo os efeitos catastróficos do desequilíbrio ambiental, então precisa mesmo estar na nossa pauta, não pode ser uma agenda acessória”, disse.

O vereador ainda afirmou que a agenda ambiental deve ser prioridade nas discussões entre sociedade e poderes públicos. “Espero que as pessoas e os órgãos públicos se conscientizem e não possam mais dizer: ‘Ah, isso é coisa de esquerdista. Isso é coisa de radical’. A gente precisa falar disso mesmo e precisamos de políticas públicas que coloquem o meio ambiente como prioridade”, comentou.

Rodrigo Guedes foi um dos políticos que mais denunciou as queimadas ilegais em Manaus, através das redes sociais. Para a CEO da empresa, ele comentou que o problema é de todas as esferas, municipal, estadual e federal.

“Se tem gente que acha que o governo federal não está dando atenção para a questão da Amazônia, seja na gestão do presidente Lula ou na anterior, cadê nossos parlamentares federais para cobrar isso? Cadê a ação da nossa bancada federal para fazer com que o governo federal nos dê uma resposta? E não é só mandar dinheiro”, disse. “A gente não pode ficar passando pano, porque eu votei no fulano ou outro votou no ciclano, e aí fica passando pano só porque é o seu lado político”, completou.

Ações

Sendo um dos poucos vereadores de oposição na CMM, Rodrigo Guedes afirmou que é o parlamentar que menos gasta o dinheiro recebido das verbas públicas e sempre procura fazer doações para instituições com o valor recebido.

“Eu procuro dar exemplo, eu não saio da sessão, a não ser para ir ao banheiro. A gente sempre vê aquelas cenas da Câmara sempre vazia, eu procuro não fazer parte dessa cena de que a Câmara está vazia quando os vereadores deveriam estar presentes”, afirmou.

A apresentadora perguntou ao vereador como é a relação dele com os demais vereadores e, de acordo com Guedes, alguns são respeitosos, no entanto outros acreditam que eles não possuem laços.

“Muita gente pensa que, inclusive, pelo fato de que me chamam de oposição. Mas pelas discussões que têm lá, muitas coisas, acima de tudo em relação aos vereadores, eles pensam que a gente tem um relacionamento muito ruim, porque eu procuro fazer as coisas de forma muito respeitosa, sem ser sujo, falando às claras, eu não jogo por trás”, disse.

Movimentações políticas

Questionado como ficaria o partido político, Guedes não afirmou que pretende deixar o atual partido, uma vez que concorda com as pautas defendidas pelo Podemos.

“Eu estou hoje no Podemos, um partido de centro, não centrão que é estigmatizado, inclusive não sem motivos. Mas é um partido que, no meu ponto de vista, não é nem de esquerda e nem de direita, isso não tem nada a ver, deixando claro, nem todo mundo tem uma tendência muito clara”, pontuou.

Eleições

No Debate Político, o vereador Rodrigo Guedes dispensou a ideia de que pode concorrer à Prefeitura de Manaus e reforçou que deve disputar a reeleição na Câmara Municipal.

“Muito provavelmente eu devo vir para a reeleição. Primeiro, acredito que você precisa colocar seu nome à prova […] Tive sim convite para majoritário para disputar como prefeito, mas ainda que a gente tivesse eventualmente uma votação importante, as forças políticas se movem em grupos”, frisou.

O vereador ainda teceu comentários a respeito de um possível candidato a prefeito da base do governador Wilson Lima, e ele apostou que o deputado estadual Roberto Cidade é quem deve ser o escolhido.

“Ele é um político muito hábil, isso ninguém pode negar. Ele tem uma habilidade política muito grande. Eu acho que ele já tem conseguido mexer as peças do tabuleiro. Eu acho que ele que vai ser o candidato do governador. Não vejo de forma alguma o David Almeida sendo candidato do governador, apesar que, na política, tudo pode mudar”, disse.

Leia mais: “Defendendo a Constituição, estamos defendendo a sociedade”, destaca presidente da OAB-AM Jean Cleuter no programa “Debate Político”

___

Por Camila Duarte

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Marcus Reis

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -