29.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 19, 2024

Durante visita à UEA, Presidente do CNPq discute fortalecimento da ciência na Amazônia

O encontro aconteceu após a participação de Ricardo Galvão, na abertura da XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul, na ENS/UEA

Por

A Universidade do Estado do Amazona (UEA) recebeu, nesta quarta-feira (22/11), a visita do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Prof. Dr. Ricardo Galvão. A reitora em exercício da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, reuniu-se com o pesquisador, na sede da Reitoria, onde conversou sobre as estratégias e desafios para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a ciência e tecnologia, especialmente na região Norte.

O encontro aconteceu após a participação de Ricardo Galvão na abertura da XIII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul, na Escola Normal Superior (ENS/UEA). Durante o evento, ele palestrou sobre “Ciência, Educação e Geotecnologias: as perspectivas atuais e futuras para a Amazônia e Mercosul”. Segundo os organizadores, a presença do presidente do CNPq durante o evento está alinhada com o fortalecimento dos investimentos em ciência na região por parte do Governo Federal.

A reitora em exercício explicou que a presença do presidente do conselho na universidade simboliza uma perspectiva positiva para o desenvolvimento de ações científicas. “Com muita satisfação, recebemos o presidente do CNPq, órgão que atua como uma instituição fundamental para o fomento à pesquisa no Brasil. Conversamos sobre o cenário de nossa universidade no âmbito da ciência e tecnologia. Acreditamos que o diálogo é essencial para a criação de estratégias”, afirmou.

O presidente do CNPq, Ricardo Galvão, ressaltou que a participação na jornada é uma clara demonstração do governo em apoio às interações latino-americanas em ciência e tecnologia. “Não poderia deixar de estar presente aqui. Estou pela primeira vez visitando a UEA e isso é muito representativo. Queremos resgatar o papel de fomento à ciência e estamos aqui para demonstrar como está o cenário do trabalho que desenvolvemos à frente do CNPq. A ansiedade na comunidade científica é grande e é importante esclarecer os projetos que temos nesse sentido”, explicou.

Programação do evento

A Jornada, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, tem uma importância singular na área das Geotecnologias, pois agrega saberes ligados tanto à Educação quanto ao conteúdo científico-tecnológico do Sensoriamento Remoto nos países do Mercosul, assim como fomenta trocas de experiências, potencializando a construção de materiais didáticos, formação continuada e políticas institucionais para todos os níveis de educação, caracterizando o estado da arte desta tecnologia na educação.

O coordenador-geral do evento, Prof. Dr. Flávio Wachholz, pontuou que a jornada receberá palestrantes de diferentes partes do mundo e do Brasil. “Com muita alegria, recebemos o professor Ricardo Galvão que trouxe, para nós, uma bela palestra sobre ciência e tecnologia. Ao longo da programação, poderemos discutir a geotecnologia na educação por meio de mesas-redondas, palestras e outras atividades”, finalizou.

Sobre o CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação é essencial para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e dos pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

__

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -