A Argentina elegeu neste domingo, 19, Javier Milei como novo presidente do país. Com 89,98% das urnas apuradas, o deputado somava 55,89% dos votos, ante 44,10% de Sergio Massa, ministro da Economia.
Sergio Massa reconheceu a derrota em discurso por volta das 20h10 (horário de Brasília). “Falei com Milei, para felicitá-lo e desejar sorte, porque é o presidente que a maioria dos argentinos elegeu para os próximos quatro anos”, discursou Massa. “O mais importante é deixar aos argentinos a mensagem de convivência, o diálogo e a paz ante tanta violência, é o melhor caminho que podemos percorrer”, prosseguiu.
Milei tomará posse em dezembro para 4 anos de mandato. Aos 52 anos, Milei será o 52º presidente do país e terá que enfrentar a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial, além de desafios agravados por uma dívida externa bilionária e pela falta de reservas internacionais.
Economista de formação, Milei se promove como um nome de fora da política tradicional que diz querer combater o que chama de “casta política” da Argentina.
Durante a campanha, ele encampou propostas radicais para atacar esses problemas, como promover a dolarização da economia Argentina e acabar com o Banco Central do país.
No dia 22 de outubro, os argentinos votaram no primeiro turno das eleições presidenciais e para renovar 130 cadeiras das 257 na Câmara dos Deputados, e 24 cadeiras das 72 do Senado.
Na nova legislatura, a sigla de Milei se tornará a terceira maior bancada do Congresso, atrás da coligação peronista de Sergio Massa, que conta com 108 cadeiras da Câmara, e da coalizão de centro-direita representada no primeiro turno pela ex-ministra Patricia Bullrich, que ficou com 93 deputados.
Presidente Lula se manifestou após resultado:
A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A…
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023
Leia mais: 2° turno das eleições da Argentina acontece neste domingo, 19/11
__
Da Redação
Revisão textual: Vanessa Santos
Foto: Divulgação
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.