26.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

“Sem conectividade, a gente fica ilhado”, diz vice-presidente da Abranet após instabilidade na internet

Rompimento em um cabo de fibra ótica na BR-319 trouxe lentidão e instabilidade

Por

Um rompimento no cabo de fibra ótica da Oi entre Amazonas e Roraima na BR-319 afetou a velocidade da internet, nesta quarta-feira (15/11), em ambos Estados, de acordo com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por fornecer internet de alta velocidade a instituições de ensino.

Empresas que fornecem serviços de internet via fibra ótica que também apresentam lentidão já acionaram a Oi, operadora responsável por gerir a transmissão da fibra. O problema afeta os dois estados. O mesmo problema já havia acontecido na terça-feira, 14/11.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Jesaias Arruda, deu explicações: “A principal operadora que nós temos no Amazonas hoje é a Claro. E com o rompimento na BR-319, o tráfego de internet e telefonia móvel foi desviado para os links adjacentes através da TIM, OI e Linhão de Tucuruí. Quando a Embratel tem algum tipo de problema no Amazonas, o impacto é muito grande, porque todas as outras operadores sofrem”.

Ele informa ainda que a expectativa é que o projeto Norte Conectado, lançado recentemente pelo Governo Federal envolvendo a Anatel e o Ministério das Comunicações, entre efetivamente em operação e possa resolver os problemas de conexão na região. “Isso precisa ser resolvido. Basta um cabo romper para que passemos por esta situação. O impacto é para o comércio, indústria, usuários convencionais e todos os demais ramos, porque sem conectividade, a gente fica ilhado”, explicou.

Leia mais: PLs aprovados em Câmara de Boa Vista têm baixo impacto na vida da população

__

Da Redação

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -