26.3 C
Manaus
terça-feira, junho 18, 2024

Avião da FAB chega ao Brasil com 214 repatriados de Israel

A viagem faz parte da “Operação Voltando em Paz” do governo federal

Por

Chegou ao Brasil a segunda aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros que estavam em Israel, além de um cachorro e três gatos. O pouso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (12), no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

A viagem faz parte da “Operação Voltando em Paz” do governo federal. Foi a primeira vez que animais de estimação também foram transportados na modalidade de resgate. A bordo do veículo, estavam 214 brasileiros resgatados. Eles se somam aos 211 que foram repatriados e chegaram ao país na madrugada da quarta (11).

A aeronave KC-30, um airbus A330-200, decolou de Tel Aviv, Israel, às 12h30 (horário de Brasília) da quarta-feira (11) e chegou ao Brasil após 14 horas de voo.

Mais voos

Além das duas aeronaves que já chegaram ao Brasil, trazendo 425 repatriados, outros três aviões da FAB trarão brasileiros que pediram para ser resgatados de Israel.

Em formulário digital disponibilizado pelo Itamaraty, 2.500 pessoas, sendo a maioria turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, sinalizaram que queriam deixar Israel em resgates da Força Aérea.

A repatriação segue critérios de prioridade. Aqueles que moram no Brasil e estão sem passagem aérea de volta são os primeiros.

O Itamaraty recomenda que todos que possuam passagens aéreas ou que possam comprá-las embarquem em voos comerciais do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, o maior terminal de Israel, para liberarem assentos nas aeronaves da FAB.

Cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel, e 6 mil na Palestina. De acordo com estimativas do Itamaraty, a maioria está fora da área de conflito.

O terceiro avião da FAB decolou para resgatar brasileiros na tarde da terça-feira (10). O modelo KC-390 tem capacidade para 60 passageiros e deve sair de Tel Aviv às 12h desta quinta. A previsão é de chegada da aeronave no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 11h de sexta-feira (13).

Leia mais: “Liquidação” do movimento Hamas é o objetivo do governo de Israel, diz Exército

__

Da Redação

Revisão textual: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

📲 Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -