32.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

Associação Humanitária investigada por tráfico humano é alvo de operação da PF

Em ação conjunta, a operação Além-Mar já resgatou 15 menores indígenas

Por

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (26), uma ação na sede da Associação Humanitária do Amazonas (Asham), localizada no bairro São Jorge, investigada pela prática de tráfico humano. Segundo as investigações da Polícia Federal, a associação é suspeita de aliciar jovens indígenas no interior do estado. O esquema foi denunciado no último domingo (23) pelo programa Fantástico.

Em nota, a Polícia Federal informou que a fiscalização se refere ao desdobramento da Operação Além-Mar, que iniciou em fevereiro, quando a PF, o Conselho Tutelar Oeste e a Vigilância Sanitária realizaram o resgate de 15 menores indígenas e a retenção de alimentos vencidos na associação, que funcionava sem a autorização para atuar como abrigo para crianças e adolescentes.

As investigações revelaram que os suspeitos envolvidos são turcos e se deslocavam até comunidades rurais próximas ao município de São Gabriel da Cachoeira para convencer as famílias dos jovens, que viviam em situação de vulnerabilidade social, a autorizar a ida dos filhos para a Turquia com a justificativa de que lá teriam melhores condições de vida.

As investigações também constataram que de São Gabriel da Cachoeira, os jovens eram levados para a associação, com sede em Manaus, onde começavam a ser doutrinados ao islamismo. Posteriormente, eles eram levados para São Paulo e enviados à Turquia.

Na primeira fase das investigações, dia 12/7, a PF realizou a detenção do passaporte de um dos investigados, de origem turca, e dois mandados de busca e apreensão, sendo um na casa do investigado e outro na própria associação.

A operação “Além-Mar” é uma ação conjunta com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – SEMASC, com o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, OAB/AM, Funai SR Mao e o Conselho Tutelar Oeste.

Leia mais: Esquema de tráfico humano em São Gabriel da Cachoeira expõe situação de vulnerabilidade de indígenas

——–

Por Karina Garcia, com informações da PF.

Revisão: Vanessa Santos

Foto: Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -