27.3 C
Manaus
domingo, junho 23, 2024

IPCA aponta maior alta do preço do ovo de galinha desde 2013

Um dos motivos é o aumento de preços das proteínas concorrentes

Por

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o preço do ovo de galinha subiu 22,93% nos últimos 12 meses e trata-se da maior alta de preços do alimento em uma década. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho de 2013, o aumento no valor do ovo foi de 24,54%.

O analista da pesquisa do IBGE, André Almeida, disse à Folha de São Paulo que a carestia do ovo pode ser associada a uma série de fatores, como o aumento dos custos de produção, a menor oferta e o crescimento do consumo. Outro motivo seria o aumento de preços das proteínas concorrentes. Com a inflação elevada nas carnes, o ovo passa a ser visto como um substituto e isso aumenta seu valor.

O aumento dos insumos utilizados na atividade, como as cotações do milho e do farelo de soja, também contribui para essa escalada. Além disso, houve um aumento nos preços das embalagens e dos medicamentos. Diante dessas circunstâncias, muitos pequenos produtores optam por reduzir sua produção, o que impacta no aumento do preço do produto devido à diminuição da disponibilidade de ovos.

As capitais com as maiores altas de preços do ovo até junho foram Belo Horizonte (31,92%), Aracaju (30,36%) e Goiânia (28,94%) e, em São Paulo, o alimento subiu 24,51% no mesmo período.

__

Por Redação Manaós

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -