26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Após dois anos, CE abre processo disciplinar contra senador flagrado com dinheiro em cueca

O pedido de abertura de processo foi apresentado pelos partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania

Por

O Conselho de Ética do Senado abriu nesta quarta-feira (14) procedimento disciplinar contra o senador Chico Rodrigues (PSB-RR), que, em outubro de 2020, foi flagrado com dinheiro na cueca durante buscas da Polícia Federal na residência do parlamentar.

O pedido de abertura de processo foi apresentado pelos partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania. As legendas pedem a cassação do mandato do parlamentar. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi sorteado relator do caso.

Desde que foi flagrado com dinheiro na cueca, Chico Rodrigues tem negado irregularidades e dito que agiu dominado “pelo pânico e pelo medo”.

A decisão de abertura do processo não envolveu análise de mérito, isto é, do conteúdo das acusações. Segundo o presidente do conselho, Jayme Campos (União Brasil-MT), a abertura significa a conclusão de que os pedidos cumpriram os requisitos regimentais para serem analisados.

Após o processo, o Conselho de Ética pode propor advertência, censura, perda temporária do mandato ou ainda a cassação do senador. As duas últimas punições precisam ser aprovadas também pelo plenário principal da Casa.

Com 30 anos de Congresso, Chico Rodrigues tem histórico de envolvimento com corrupção Na mesma sessão, o Conselho de Ética decidiu abrir processos contra outros quatro senadores. Seis casos foram arquivados.

A análise sobre a abertura de representação contra o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ), por suposta ligação com milícias, foi adiada. Outra denúncia contra o parlamentar do Rio foi arquivada

As aberturas de processo desta quarta-feira foram as primeiras após quase seis anos sem movimentações do tipo no Conselho de Ética.

Leia mais: Gabriela Hardt é mantida à frente dos processos da Operação Lava Jato

Por informações do G1

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -