Ataques racistas têm acontecido com mais frequência, principalmente no mundo esportivo. Na última quarta-feira (7/6), vídeos mostrara, torcedores do River Plate fazendo gestos racistas em direção a ônibus que transportava os tricolores em Buenos Aires. O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, na última quinta-feira (8/6), que vai pedir a atuação de autoridades competentes da Argentina para apurar esses atos.
Vídeos publicados em redes sociais mostram torcedores argentinos do River Plate fazendo gestos racistas em direção aos ônibus que transportavam torcedores do Fluminense ao Monumental de Núñez, estádio onde a partida ocorreu.
Veja vídeo:
De acordo com a publicação nas redes sociais do ministro, Flávio Dino, ele afirma: “Mais um episódio inaceitável. Irei solicitar formalmente a atuação das autoridades competentes da Justiça e Segurança da Argentina”.
No último mês, Flávio Dino chegou a dizer que o Ministério da Justiça estudava um “remédio extremo” para aplicar a lei brasileira contra torcedores espanhóis acusados de ataques racistas contra o brasileiro Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid.
O ministro afirmou que o Código Penal brasileiro prevê esse tipo de ação “em algumas situações excepcionais”.
Por Tatiana Nascimento
Revisora Vanessa Souza
Foto Divulgação