Durante entrevista realizada nesta quarta-feira (7), no Estúdio i, da GloboNews, o ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que Lula não bateu o martelo sobre nenhuma troca de ministros.
“Tem muita especulação, tem muita bolsa de aposta, mas não tem qualquer tipo de decisão por parte do presidente Lula”, disse Padilha.
Segundo o ministro, foi esse o relato que ele fez a Daniela Carneiro, ministra do Turismo, cuja pasta tem sido especulada como uma daquelas em que haveria troca de chefia. A posição de Daniela no Turismo foi colocada em questão, porque o União Brasil, do qual Daniela pediu desfiliação em abril, argumentando sofrer assédio por parte da direção nacional do partido não tem sido fiel ao governo em votações na Câmara.
Padilha afirmou também que não há chance de substituição de Rui Costa, à frente da Casa Civil. De acordo com Padilha, Costa é “o verdadeiro capitão do time, coordenador do governo” e o presidente Lula tem “total confiança” nele.
De acordo com Padilha, todos os ministros são continuamente avaliados dos pontos de vista técnico e político, mas que isso é feito de forma generalizada e não com foco em nomes ou pastas específicas, e disse classificar como “natural” que os próprios partidos que indicaram pessoas para os ministérios queiram participar do processo.
“Esse é um debate que está na mesa, esse debate de algum tipo de reformulação, mas não personificado em um ou outro. Não tem qualquer tipo de decisão em relação a um ou outro ministro ou ministra”, afirmou.
Por Kalinka Vallença com informações do G1
Foto: Divulgação