26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Projeto de Lei aprovado na Aleam reduz taxa do IPVA em 20%

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei n° 85/2023 que trata da concessão automática de desconto no IPVA

Por

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei n° 85/2023 do deputado Thiago Abrahim (UB, a proposta trata da concessão automática de desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para bons condutores e outros projetos relacionados à Pessoa Com Deficiência (PCD).

O projeto muda o artigo 1º da Lei Promulgada nº 203, de 16 de setembro de 2014, sobre a concessão de descontos no IPVA para os condutores responsáveis no trânsito, no Amazonas. O desconto passará a ser de forma automática, independente de solicitação prévia por parte do condutor e de forma progressiva e não cumulativa, limitado a 20% de desconto e incidindo uma única vez por contribuinte sobre o valor do imposto, caso este não tenha cometido infração de trânsito em anos anteriores.

O autor do PL, deputado Thiago Abrahim, defendeu a aprovação como uma forma de garantir o direito, por meio da desburocratização. “Com este projeto, estamos desburocratizando a gestão e trazendo melhoria à população, com um desconto real para quem é bom condutor, representando uma economia de até 30% de desconto, levando-se em conta o desconto de 10% em cota única”.

Projetos PCDs

Para incluir pessoas com deficiência visual, dois PLs foram aprovados. O Projeto de Lei nº 445/2020, da deputada estadual Joana Darc (UB), altera a Lei nº 241, de 31 de março de 2015, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Estado do Amazonas, prevendo publicações eletrônicas com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Assim, publicações eletrônicas que vinculem conteúdo audiovisual, realizadas pelos órgãos públicos e prestadores de serviços públicos, por meio de sítios eletrônicos e redes sociais, deverão conter janela com intérprete de Libras e legenda descritiva.

Outro PL relacionado à pessoa com deficiência visual e aprovado pela Aleam foi o PL nº 114/2023, do deputado Mário César Filho (UB), que obriga o atendimento nas repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras no âmbito no Estado do Amazonas pôr tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dar outras providências como forma de sanar o problema da falta de acessibilidade na comunicação.

__

Por July Barbosa

Foto: Danilo Mello/Aleam

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -