25.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 29, 2024

Grande ícone do feminismo, morre Rita Lee aos 75 anos

Diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, vinha fazendo tratamentos contra a doença

Por

Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morreu nesta terça-feira (9), aos 75 anos, a cantora que foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021, vinha fazendo tratamentos contra a doença. Uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947.

Como um dos maiores nomes da música no país, ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.

Rita foi fundamental no tropicalismo, ao unir a psicodelia aos ritmos locais, e se tornaram o grupo brasileiro com maior reconhecimento entre músicos de rock do mundo, idolatrados por Kurt Cobain, David Byrne, Jack White, Beck e outros.

Com mais de 50 anos de carreira, Rita deixa uma marca indelével por seu pioneirismo na música e no comportamento. Foi a primeira mulher a tocar guitarra nos palcos do país, e em suas músicas e na vida pessoal expôs temas e atitudes que desancavam arraigados tabus, das drogas à liberação sexual. Serena até os últimos dias, disse em entrevista em 2020, “Peço ao Universo que minha morte seja rápida e indolor, de preferência dormindo e sonhando que estou com minha família numa praia do Caribe”, disse.

Diagnóstico
Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão. Ela seguiu tratamentos de imunoterapia e radioterapia. Quatro meses depois, ela lançou o último single da carreira, “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto.

Em abril de 2022, seu filho Beto Lee escreveu que ela estava curada do câncer.
Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.

Profecia

Em seu livro autobiográfico Rita Lee escreveu:

__

Redação Convergente

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -