O presidente Lula chegou à Espanha para a reta final da viagem à Europa, após passar quatro dias em Portugal. O presidente deve almoçar ou jantar em Madri com o rei Felipe 6º. Depois, participará do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Espanha.
Depois de cumprir a agenda em Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na terça-feira (25) à Espanha, onde tem um encontro previsto com empresários e centrais sindicais espanholas. Esta é a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente já visitou a Argentina, o Uruguai, os Estados Unidos, a China e os Emirados Árabes.
O Itamaraty informou que a viagem do presidente para Portugal e Espanha está “no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo”.
Acordos
O presidente Lula e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, assinaram nesta quarta-feira (26/4) três acordos entre os dois países. São dois memorandos e uma carta de intenções.
O primeiro memorando foi firmado entre os ministérios da Educação dos dois países e prevê uma cooperação na área de ensino superior. O outro memorando se refere a acordo entre os ministérios do Trabalho brasileiro e espanhol.
Os dois chefes de governo assinaram ainda uma carta de intenções na área de ciência, tecnologia e inovação. Os detalhes dos acordos ainda não foram divulgados pelo Itamaraty.
Veja a lista dos acordos:
• Memorando de entendimento entre o Ministério de Universidades do Reino da Espanha e o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil sobre cooperação no ensino superior universitário.
• Memorando de entendimento sobre cooperação entre o Ministério do Trabalho e Economia Social do Reino de Espanha e o Ministério do Trabalho e Emprego da República Federativa do Brasil.
• Carta de intenções na área de ciência, tecnologia e inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil, o Ministério de Ciência e Inovação do Reino da Espanha, a financiadora de estudos e projetos, o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial do Reino da Espanha.
Portugal
Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21). No sábado (22), se encontrou com o presidente do país, Marcelo Rebelo e depois com o primeiro-ministro, António Costa. Em discurso ao lado de Rebelo, Lula enfatizou que pretende estreitar a relação entre os setores empresariais de Brasil e Portugal.
“Podemos ser mais ousados. Permitir que nossos empresários e ministros conversem mais. Discutam mais em busca de perspectivas de futuro no financiamento de nossas indústrias e produtos”, afirmou o presidente na ocasião.
Lula também afirmou que nunca igualou responsabilidades de Rússia e Ucrânia ao comentar a guerra no leste europeu, que já dura mais de um ano.
Nesta segunda, Lula entregou o prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque, com quatro anos de atraso. O presidente afirmou que a entrega corrige “um dos maiores absurdos” contra a cultura brasileira.
Leia mais: Lula chega em Portugal para assinar acordos bilaterais e depois irá à Espanha na terça (25)
Da redação
Foto: Divulgação