28.3 C
Manaus
domingo, junho 23, 2024

PC-AM faz alerta aos pais e responsáveis quanto aos comportamentos dos filhos dentro e fora do ambiente escolar

O alerta faz parte das medidas que estão sendo tomadas para o combate a atos de terrorismo em instituições de ensino de Manaus

Por

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), orienta pais e responsáveis sobre os cuidados quanto aos comportamentos e atitudes dos filhos em torno do ambiente escolar. O alerta faz parte de uma série de medidas que estão sendo tomadas, pelas forças de Segurança, no combate a atos de terrorismo em instituições de ensino de Manaus.

A delegada Juliana Tuma, titular da unidade especializada, enfatizou que a participação dos familiares é de extrema importância na prevenção de atos infracionais.

“A prevenção de situações desta natureza se inicia no seio familiar. Os pais e responsáveis precisam estar vigilantes ao que seus filhos estão buscando na internet, ao que estão levando na mochila para a escola, com quem estão conversando, entre outras coisas. É necessário haver um monitoramento e um acompanhamento em torno destes adolescentes”, falou.

Conforme a titular, a prevenção de atos infracionais dentro do ambiente escolar já é uma preocupação da PC-AM, na medida em que tem feito palestras em colégios, por meio da Deaai, da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) e da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

“As palestras servem para levar aos estudantes, docentes e gestores algumas informações e orientações, como forma de conscientizá-los sobre a responsabilização de determinadas condutas dentro da comunidade escolar”, disse.

Ainda segundo a delegada, a comunidade como um todo também deve se fazer presente na vida dos adolescentes. “Neste momento, é preciso que haja uma conscientização coletiva para que os adolescentes entendam que certas atitudes e certos objetos, como arma branca, não são tolerados dentro do ambiente escolar”, ressaltou.

A delegada aproveitou para reforçar que qualquer conduta infracional é imediatamente apurada e responsabilizada, no momento em que chega a notícia do fato na Deaai.

“Na delegacia instauramos os procedimentos cabíveis e encaminhamos ao Juizado Infracional, para que eles sejam responsabilizados pelas suas respectivas atitudes”, salientou.

Trabalho integrado

A PC-AM tem atuado de forma conjunta com o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), implantado pelo Governo do Amazonas na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, na apuração de atos de terrorismo que venham a ameaçar a integridade de todos aqueles que compõe a sociedade escolar.

 

Leia mais: “Toda mulher forte tem uma história de vida que pode servir de exemplo”, diz Liliane Araújo ao falar sobre seus desafios pessoais e profissionais

 

Por informações da Assessoria

FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -