24.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Japão pode aprovar projeto de lei para legalizar casamento gay

Projeto de lei foi apresentado pelo Partido Constitucional Democrático do Japão e pretende modificar o Código Civil, que estabelece que o casamento é a união entre pessoas de sexos diferentes

Por

O Japão poderá legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isso porque a oposição japonesa apresentou nesta segunda-feira, 6/3, um projeto de lei ao Parlamento para legalizar a união entre estas pessoas, conforme informou a imprensa internacional.

O projeto de lei foi apresentado pelo Partido Constitucional Democrático do Japão e pretende modificar o Código Civil, que estabelece que o casamento é a união entre pessoas de sexos diferentes, segundo a agência de notícias Kiodo.

As críticas ao governo em relação à situação das minorias homossexuais e da comunidade LGTBI+ no Japão aumentaram recentemente.

Desculpas públicas

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, tem sofrido crescente pressão desses grupos, especialmente depois que um ex-assessor do seu gabinete fez comentários contra o casamento homossexual.

Kishida teve de se desculpar publicamente, em meados de fevereiro, pelas palavras “extremamente inadequadas” de Masayoshi Arai.

O ex-assessor afirmou, na ocasião, que “não gostaria de morar ao lado” de um casal LGTBI+ e que até “odiaria vê-los”.

Kishida, no entanto, tem sido cauteloso com a ideia de legalizar o casamento homossexual e declarou, perante o Parlamento, que avançar nesse sentido “poderia mudar a sociedade, pois diz respeito à vida privada das pessoas”, defendendo um debate mais aprofundado sobre a questão.

Discriminação

A oposição lamentou a postura do governo e lembrou que “o fato de o casamento homossexual não estar garantido é discriminatório”.

Em junho de 2019, vários grupos de esquerda apresentaram projeto semelhante, que não foi debatido pelos parlamentares.

 

Leia mais: Julian Lemos, ex-aliado de Bolsonaro, disse que presidente batia na primeira-dama e que casamento dos dois é de ‘fachada’

 

Da Redação com informações Agência Brasil

Foto: Dantas Jr

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -