27.3 C
Manaus
quarta-feira, maio 22, 2024

Daniel Silveira é preso na manhã desta quinta-feira (2), após ficar sem mandato de Deputado

A prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Silveira já foi condenado por atos antidemocráticos pelo STF; à época, Bolsonaro anistiou pena.

Por

Na manhã desta quinta-feira (2), o ex-deputado Daniel Silveira foi preso na sua residência, em Petrópolis, Rio de Janeiro. A prisão foi motivada por descumprimento de medidas cautelares, segundo apuração, policiais encontraram “muito dinheiro” em sua casa.
A prisão foi em razão por falta do descumprimento de medidas cautelares definida pelo tribunal, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar redes sociais. A prisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Fontes da Polícia Federal afirmam que havia “muito dinheiro na casa” do ex-parlamentar no momento da detenção. Daniel Silveira se candidatou ao Senado pelo Rio de Janeiro, em outubro, e recebeu 1,5 milhão de votos, mas não se elegeu. Com isso, ficou sem mandato e perdeu o foro privilegiado nesta quarta (1º), quando os novos parlamentares tomaram posse.

Condenação e perdão de Bolsonaro
Daniel Silveira está sujeito a medidas cautelares desde que foi condenado pelo STF, em abril de 2022, por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a autoridades e instituições. A pena de 8 anos e 9 meses de prisão foi perdoada por Jair Bolsonaro ex-presidente da República, mas as medidas complementares (como tornozeleira e multa) seguiram em vigor.

Desde então, o STF já havia multado Daniel Silveira por descumprimento dessas medidas cautelares, mas não havia determinado prisão ligada ao caso. O parlamentar também é alvo de outras restrições, como a proibição de uso das redes sociais que o parlamentar também burlou.

Da Redação com informações g1
Foto: Foto: Adriano Machado/Reuters / Pedro Ladeira/Folhapress

Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -