Neste domingo, 11/12, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve definir a estrutura dos ministérios, secretarias e autarquias que vão compor seu governo a partir de janeiro do ano que vem.
A expectativa é a de que a definição do desenho da Esplanada dos Ministérios ponha fim às divergências e embates entre grupos técnicos da transição e destrave o anúncio de novos ministros nos próximos dias.
“Domingo eu tenho uma conversa para determinar a quantidade de ministérios que nós vamos ter e a quantidade de secretarias que nós vamos criar. E na segunda-feira [12], depois da diplomação [pelo Tribunal Superior Eleitoral], eu vou tratar de terminar a montagem do nosso governo”, disse o presidente eleito.
Lula anunciou os nomes de cinco ministros nessa sexta-feira, 9/12. (9). O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) vai comandar o Ministério da Fazenda. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), vai chefiar a Casa Civil.
O embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, ficará à frente do Ministério das Relações Exteriores. O ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino ( PSB) será ministro da Justiça e Segurança Pública.
Já o Ministério da Defesa ficará sob a supervisão de José Múcio Monteiro, ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro das Relações Institucionais no governo Lula.
— —
Da Redação com informações da CNN
Foto: Divulgação