Os candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participam do último debate realizado no pleito deste ano, na noite desta sexta-feira, 28/10, na Rede Globo. O primeiro bloco começou acalorado entre os dois postulantes, com a questão do salário mínimo, e a troca de acusações começou logo nos primeiros minutos do embate.
Ao perguntar sobre as informações que foram supostamente veiculadas por apoiadores de Lula, sobre acabar com as horas extras, 13º salário e o não reajuste do salário mínimo, Bolsonaro perguntou se Lula realmente falou sobre isso. Lula, porém, disse que Bolsonaro não deu nenhum reajuste ao salário família, e quando ele estava na Presidência concedeu 74%, coisa que, segundo Lula, Bolsonaro não conseguiu em quatro anos.
Ao voltar para Bolsonaro, ele disse que Lula não respondeu o questionamento e que ele mentia. “Nós concedemos o reajuste ao salário mínimo, no mínimo da inflação. Nós tivemos uma pandemia pela frente, uma crise mundial, então fizemos o possível. A pergunta que eu te fiz, que você espalhou em TVs e rádios pelo Brasil você não respondeu”, disse Bolsonaro.
Já Lula, disse que estava ali para responder ao povo e não ao presidente, que mente muito, e que segundo uma notícia divulgada na imprensa, Bolsonaro havia mentido mais de seis mil vezes.
“Esse homem governou por quatro anos e não deu um por cento de reajuste ao salário mínimo. Parece que meu adversário está descompensado. É um samba de uma nota só”, disse Lula a Bolsonaro.
Após os primeiros ataques entre os dois candidatos, o assunto rumou para o Bolsa Família e Auxílio Brasil e novamente o assunto permeou as acusações entre os dois candidatos que continuaram a chamar um ao outro de mentiroso.
Os candidatos também falaram sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e corrupção. Nesse momento, Bolsonaro disse que Lula foi beneficiado e que ele é um descoordenado e que a única pessoa que disse que Lula era inocente foi o jornalista William Bonner, que apresenta o debate.
“Fui acusado para permitir que você ganhasse as eleições. Fui julgado por um juiz mentiroso”, disse Lula, em resposta ao adversário, sobre corrupção em seu governo.
Lula falou dos imóveis da família Bolsonaro, das “rachadinhas”, do ex-juiz Sérgio Moro, sobre, de acordo com ele, julgamento parcial. Lula também falou sobre Roberto Jefferson e que o deputado é pistoleiro de Bolsonaro e disse que Bolsonaro é quem escondeu seus ex-ministros.
Já Bolsonaro continuou batendo na tecla de que Lula investiu em outros países, como Cuba e como garantia estava o pagamento em charutos. Bolsonaro também pontuou que a economia do Brasil está a todo vapor e que o mundo está torcendo para que ele ganhe as eleições, e que vem batendo recorde de arrecadação e redução de impostos dos combustíveis.
—
Da Redação
Foto: Reprodução / Globo