26.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 20, 2024

Nova pesquisa do Ipec mostra Lula com 50% e Bolsonaro com 43%, no 2° turno

Levantamento foi feito entre sábado, 15/10, e essa segunda-feira, 17/10, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Se a eleição fosse nessa segunda-feira, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%

Por

Um novo levantamento realizado pelo Ipec, encomendado pela Globo, e divulgado nessa segunda-feira, 17/10, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança neste segundo turno das eleições, com 50% das intenções de votos, enquanto o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 43% da preferência do eleitorado. Entre branco e nulo o levantamento pontuou 5%, e entre os que não sabem/não responderam: 2%.

O novo levantamento foi feito entre os dias 15 a 17 de outubro, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Na pesquisa anterior do Ipec, divulgada dia 7 de outubro, Lula tinha 51%; Bolsonaro, 42%.

Este é o terceiro levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições. Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado, 15 e segunda-feira, 17/10. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02707/2022.

Primeiro turno – No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Pesquisa espontânea – Já na sondagem espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 48%, e Bolsonaro, com 42% (veja infográfico abaixo). Brancos e nulos somaram 6% – e 4% dos entrevistados disseram que não sabem ou preferem não opinar.

Em relação ao levantamento anterior, os eleitores que declararam espontaneamente que pretendem votar em branco ou anular o voto oscilou de 5% para 6%. “Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora”, disse o Ipec.

Veja os dados da pesquisa:

 

Da Redação com informações do g1

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -