29.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 12, 2024

Falta de embate, ‘preparo’ e críticas sobre ausência de adversários, marcam debate ‘ameno’ com candidatos a vice-governadores do AM

Estiveram presentes no debate, promovido pelo portal Acrítica, na noite desta terça-feira, 30/8, o engenheiro militar Cláudio Machado, o “Engenheiro Machadão”, a professora Cristiane Balieiro, Thomaz Barbosa e Rita Nobre

Por

Um debate ‘morno’, sem embate, focado em propostas e com a ausência de quatro dos oito candidatos a vice-governadores do Amazonas nas eleições deste ano. Ausência essa que gerou críticas dos adversários presentes no debate promovido pelo portal Acrítica, na noite desta terça-feira, 30/8. Participaram do encontro Cláudio Machado (PDT), o “Engenheiro Machadão”; Cristiane Balieiro (PSB); Thomaz Barbosa (PSol), e Rita Nobre (Agir).

Não compareceram ao debate, marcado com todos os candidatos ao cargo de vice-governadores nas eleições deste ano, a vice de Eduardo Braga (MDB), Anne Moura (PT); a vice do candidato Henrique Oliveira (Podemos), Vera Castelo Branco (PTB); o vice do candidato Amazonino Mendes (Cidadania), Humberto Michilles (PSDB), e o vice do governador Wilson Lima (União Brasil), Tadeu de Souza (Avante).

“Tenho a certeza que o povo do Amazonas vai escolher daqui, o seu próximo governador ou vice-governadora. Hoje nós tivemos a oportunidade e o interesse de estarmos aqui presentes para demonstrar a você como vamos administrar o nosso Estado. Isso é respeito e compromisso com o nosso Estado”, disse o vice na chapa de Carol Braz (PDT), o “Engenheiro Machadão”.

“Considero lamentável a postura dos demais candidatos à vice que não vieram participar desse debate democrático. Lembrando que o vice, tradicionalmente é visto como um decorativo. A gente vive hoje um novo momento na política em que o vice demonstra a sua importância, sua capacidade de gerir, juntamente com o governador”, opinou a professora Cristiane Balieiro, vice na chapa do candidato ao Governo do Amazonas, Ricardo Nicolau (Solidariedade), antes de responder o questionamento do colega sobre educação.

Papel do vice – Além de temas voltados para a área da educação, saúde e economia, os candidatos, que mesmo sem “muito” preparo defenderam suas propostas de governo, também falaram sobre o papel do vice na administração do Estado.

Sobre o tema o vice na chapa de Israel Tuyuka (Psol), Thomaz Barbosa, também lamentou a ausência dos colegas, em um momento que, segundo ele, “é a primeira vez que o vice sai da surdina para o protagonismo”.

“O papel do vice-governador é muito claro. Não é só constitucional, de está ali para substituir na ausência. Mas de contribuir. Com a sua formação, com a sua experiência para ajudar a construir um estado novo”, completou Barbosa.

Ainda sobre o assunto, o “Engenheiro Machadão”, destacou que o papel do vice “é fazer o acompanhamento das decisões em conjunto com a governadora do estado, para administrar o estado das diversas formas. Como economia, segurança, educação e demais adversidades que o estado possa enfrentar”, disse ele ao pontuar as ações que ele e Carol Braz pretendem implantar, caso sejam eleitos.

Obras e infraestrutura – Além de temas sobre Zona Franca de Manaus (ZFM), e assuntos voltados para melhoria da área da saúde no Estado a infraestrutura, também foram assuntos abordado no debate.

Em relação educação, a candidata à vice na chapa de Nair Blair (Agir), Rita Nobre, destacou que a educação de base é o fundamental para melhorias em vários aspectos.

“Nosso governo temos um olhar muito especial para o nosso Estado. Um Estado rico e onde todo o mundo está de olho. De olho nas nossas riquezas, fauna e flora. E cabe a nós, a responsabilidade da preservação. A orientação de base na escola. Vamos colocar na educação o tema sobre a infraestrutura. De como nós vamos melhorar”, disse a candidata ao falar que muita coisa se resolve com educação.

— —

Da Redação

Fotos: Reprodução/ Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -