27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

PF deflagra terceira fase da ‘Operação Uiara’ para combater o garimpo ilegal em Jutaí

Deflagrada na manhã desta quarta-feira, 20/7, a Polícia Federal cumpriu dez mandados de busca e apreensão e dez medidas cautelares, dentre elas as de afastamento do cargo e funções públicas e acesso à Prefeitura de Jutaí. Entre os alvos da operação, estão, o prefeito do município, Pedro Macário, e servidores municipais

Por

A Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 20/07, a terceira fase da ‘Operação Uiara’, para investigar a prática de garimpo ilegal, crimes ambientais e de corrupção ativa e passiva, cometidos por uma organização criminosa no município de Jutaí (750 quilômetros de Manaus).

Entre os alvos da operação, estão o prefeito do município, Pedro Macário (PDT), que já foi preso no ano passado, no município de Tefé, transportando 257 gramas de ouro ilegal, crime considerado pela PF como usurpação de bens da União. Além de Macário, secretários e assessores municipais, também são suspeitos de participar de esquema que cobrava  propina de garimpeiros.

Durante a operação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e dez medidas cautelares, dentre elas as de afastamento do cargo/funções públicas e acesso à Prefeitura de Jutaí, além da cassação de autorizações de garimpos de minério ilegal em Jutaí.
Além disso, a PF continuará realizando a operação durante todo este ano nas demais regiões do Amazonas.

Operação Uiara I e II – Na primeira fase da operação, realizada em novembro do ano passado nos municípios de Autazes e Nova Olinda do Norte, a PF destruiu 131 balsas, e prendeu três pessoas com 150 gramas de ouro extraído ilegalmente da calha do Rio Madeira. Já na segunda fase, em Borba, foram destruídas 34 balsas do garimpo.

 

Da Redação

Fotos: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -