Nesta terça-feira, 24/5, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, deputado Sinésio Campos (PT), realizou a entrega oficial de todos os documentos e provas recolhidas para que o relator da comissão, deputado Carlinhos Bessa (PV), para que ele possa analisar e produzir o relatório final, que deverá ser finalizado até o dia 30 de maio deste ano.
Durante a entrega dos documentos, Sinésio Campos lembrou que a CPI foi instalada com a finalidade de investigar possíveis irregularidades cometidas pela concessionária Amazonas Distribuidora de Energia S/A no Estado, em razão dos frequentes apagões e da má qualidade de serviços prestados ao povo amazonense.
O parlamentar fez um resumo das ações da CPI, que iniciou seus trabalhos em outubro de 2021, após decisão judicial favorável ao trabalho. “Uma grande vitória deste grupo de trabalho foi a realização da maior fiscalização dos medidores de energia pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), onde foram identificados dezenas de medidores irregulares”, destacou o presidente da CPI.
O relator Carlinhos Bessa afirmou que a partir desse momento ele e toda sua equipe, terão dedicação máxima para a produção do relatório, com as conclusões e responsabilizações pertinentes. “Minha responsabilidade é muito grande, porque são muitos documentos para análise e o tempo exíguo”, declarou Bessa, ratificando ainda o compromisso do parlamento com a população, ao dizer que “precisamos proteger os consumidores amazonenses, e por isso iremos construir esse relatório final de maneira técnica e muito responsável”.
Apoio – A reunião contou com a presença do presidente da Alam, deputado Roberto Cidade (União Brasil) e dos deputados Fausto Jr (União Brasil), Serafim Corrêa (PSB), Joana Darc (União Brasil), Adjuto Afonso (União Brasil), Wilker Barreto (Cidadania), João Luiz (republicanos), e Delegado Péricles (PL), que fizeram questão de participar da reunião para mostrar o total apoio da Casa Legislativa com a CPI.
“Desde o primeiro momento a Assembleia Legislativa disponibilizou toda a estrutura e fez tudo que estava ao alcance para que esse trabalho pudesse ser realizado sem sobressaltos”, disse o presidente Roberto Cidade.
O presidente também destacou o a dedicação e comprometimento de todos os membros da CPI, que, segundo Cidade, atuaram de maneira incansável, realizando oitivas, reunindo documentos para subsidiar os questionamentos e encaminhamentos. “Quem ganha é a população do Amazonas, porque o relatório mostrará quem devemos cobrar para a prestação de serviços de qualidade”, finalizou o presidente.
Cidade destacou ainda a participação do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM) e do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) no acompanhamento das ações da CPI da Amazonas Energia. Para o parlamentar, mais do que responsabilizar a concessionária, a comissão pôde fazer esclarecimentos importantes à população quanto a seus direitos.
“Agradeço também, mais uma vez, aos diretores-presidentes do Ipem, Márcio André Oliveira Brito e Procon, Jalil Fraxe Campos, cujos órgãos foram fundamentais para os trabalhos da comissão e para que a população pudesse conhecer os seus direitos. Fico orgulhoso de estarmos chegando ao fim desta CPI e ver o quanto a população passou a entender os seus direitos e o trabalho dos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas”, falou.
—
Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Herick Pereira / Aleam