26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

Vereadora Thaysa Lippy fala sobre sua vida e carreira política durante entrevista ao quadro ‘Letícia Barbosa Conversa’, do O Convergente

Ao falar de sua caminhada até ser eleita, a vereadora, que tem 29 anos e está em seu primeiro mandato, explicou como a carreira de seu pai, o deputado Felipe Souza, e de seu avô, o ex-vereador de Manaus, Luizinho Souza, influenciaram em sua decisão de entrar na política

Por

A vereadora Thaysa Lippy (PP) foi a entrevistada desta quinta-feira, 7/4, do quadro “Letícia Barbosa Conversa”, do portal O Convergente. Eleita vereadora em 2020, Thaysa está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A vereadora, que tem 29 anos, também é empresária e advogada. Thaysa é filha do deputado estadual Felipe Souza (Patriota), e neta do ex-vereador de Manaus, Luiz Manoel Santos de Souza, conhecido como “Luizinho Souza”.

Ao falar de sua caminhada até ser eleita, a vereadora explicou como a carreira de seu pai e de seu avô influenciaram em sua decisão de concorrer ao pleito em 2020.

“A família sempre influencia por ser a nossa maior referência, não tem jeito. Muitas vezes, a gente vê um médico, e acaba que o filho do médico, em algum momento, se interessa pela profissão porque se espelha no pai. E isso também aconteceu comigo”, contou Thaysa.

“O meu avô [Luizinho Souza] foi vereador. Desde muito novinho, ele começou a acompanhar alguns políticos. E o meu pai [Felipe Souza] acabou enveredando pelo mesmo caminho. Aos 13 anos, o meu pai já estava em um palanque e, desde cedo, já demonstrava interesse pela política. Mas comigo foi diferente. Eu não comecei assim”, comentou a vereadora.

Por acompanhar algumas campanhas do pai, Thaysa contou que antes do deputado Felipe Souza ser eleito em seu primeiro mandato como vereador em 2012, ele já havia perdido três eleições. “Eu já tinha aquela impressão de que política era algo chato. Não tinha aquele brilho pra mim”, disse. “Quando eu comecei na faculdade de Direito, e com meu pai sendo eleito vereador de Manaus, eu passei a entender como a política é importante e como isso influenciava em nosso cotidiano”, enfatizou Lippy.

Momentos marcantes – Durante o bate-papo com a apresentadora Letícia Barbosa, a vereadora relembrou momentos que a marcaram e despertaram o desejo de ingressar na política.

“Ano passado, por exemplo, uma situação que me marcou muito foi aquela situação da maior cheia que ocorreu aqui no Amazonas. Eu estava passando pelas comunidades e percebi a quantidade de pessoas carentes que ficaram sem nada, sem o mínimo, que perderam até mesmo a dignidade. Aquilo me impactou muito, e eu percebi que precisava fazer algo por aquelas pessoas”, relembrou ela.

Atuação de mulheres na CMM – Ao falar sobre a quantidade de mulheres ativas na Câmara, a vereadora ressaltou que, apesar da Casa ser dominada majoritariamente por homens, ela jamais vivenciou situações que a fizeram sentir-se desrespeitada como mulher.

“Nunca presenciei qualquer tipo de situação constrangedora, e espero jamais presenciar. Sempre fui muito respeitada na Câmara, todos os vereadores me respeitam e me tratam de igual para igual”, salientou Thaysa.

Causa autista – A vereadora defende o Projeto de Lei (PL) Nº 118/2021, que trata sobre a diretriz municipal para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A propositura será votada na próxima segunda-feira, 11/4. Se aprovado na Câmara, o projeto seguirá para a sanção do prefeito David Almeida (Avante).

“O nosso Projeto de Lei, que traz algumas garantias é, na verdade, uma diretriz dos direitos da criança e do adulto com transtorno do espectro autista. Portanto, estamos organizando as políticas públicas, falando a respeito das principais leis, para nortear as pessoas com TEA relacionadas às políticas do município”, concluiu a vereadora.

—-

Por Narel Desiree
Fotos e Capa: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -