26.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 17, 2024

Chuva causa estragos em Parintins e mobiliza políticos do Estado

A chuva, que segundo a Defesa Civil do Amazonas durou mais de 15 horas, deixou ruas e centenas de casas alagadas. No município, mais de 1.300 famílias foram diretamente afetadas pelos alagamentos registrados em vários pontos da cidade. Segundo dados coletados pelo pluviômetro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Parintins ultrapassou a marca de mais de 180 mm de chuva em menos de 24 horas, sendo o maior volume já registrado em 10 anos no município, conforme a Defesa Civil

Por

Os danos causados aos moradores de Parintins, após a forte chuva que ocorreu no município neste fim de semana, mobilizou uma série de políticos do Estado que devem viajar para a cidade, ainda nesta segunda-feira 4/4, com a intenção de buscar soluções para as famílias que ficaram desabrigadas. Nas redes sociais, o govenador Wilson Lima (União Brasil), o deputado federal Marcelo Ramos (PSD) e os deputados estaduais Roberto Cidade (União Brasil) e João Luiz (Republicanos), foram alguns dos parlamentares do Estado que destacaram o apoio ao município.

O govenador, que viaja ao município ainda na manhã desta segunda-feira, 4, pretende acompanhar as ações que estão sendo coordenadas no local, pela Defesa Civil estadual e outros órgãos ligados ao assunto.

“Já acionei as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado para ajudar em tudo que for preciso. Amanhã (hoje) estarei em Parintins para coordenar, pessoalmente, as ações de apoio às famílias prejudicadas pela forte chuva das últimas horas. Vamos levar ajuda humanitária e dar todo suporte para minimizar os estragos causados pela chuva”, garantiu Wilson Lima.

Assim como ele. o deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, se solidarizou com as famílias afetadas pelos estragos da chuva.

“Diante dos danos causados pela tempestade em Parintins, acabo de falar com o prefeito Bi, com a secretária Zeila e com o vereador Matheus. Já estou providenciando o envio de cestas básicas e frangos e amanhã estarei com o Secretário Nacional de Defesa Civil para definir ações”, destacou Ramos.

Os deputados estaduais Roberto Cidade e João Luiz, também repercutiram o ocorrido em suas redes sociais. “Parintins sofre sob forte chuva que desde a madrugada de hoje (domingo) assola a população, deixando toda a cidade em estado de alerta. Já entrei em contato com o governador Wilson Lima para nos unirmos em grande força-tarefa que vai ajudar as famílias atingidas pelo temporal”, disse Roberto Cidade ainda no domingo, 3.

“Quero manifestar minha solidariedade às famílias e a população de Parintins pela forte chuva que caiu no município, no interior do Amazonas, durante o domingo, que deixou parte da cidade completamente alagada, inúmeras famílias desabrigadas e também causando deslizamentos na orla. Ao tomar conhecimento dos recentes acontecimentos prestamos nosso apoio e nos colocamos à disposição nesse momento desafiador. Nesse momento difícil destaco a importância de união de forças e cooperação dos poderes para ajudar a população parintinense”, destacou João Luiz.

Chuva e estragos – A chuva, que segundo a Defesa Civil durou mais de 15 horas, deixou ruas e centenas de casas alagadas. O que fez com que a Prefeitura do município instalasse três bases de apoio para atender as mais de 1.300 famílias que foram diretamente afetadas pelos alagamentos registrados em vários pontos da cidade.

“Primeiramente é um dia atípico. Há dez anos Parintins não registrava isso. Estamos disponibilizando quatro escolas de grande porte, onde a Secretaria de Assistência Social está prestando toda assistência, providenciando almoço, cobertas, fraldas para crianças, bebês de colo e pessoas idosas”, disse o coordenador de Defesa Civil de Parintins, Adriano Aguiar.

Segundo dados coletados pelo pluviômetro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam – Campus Parintins), Parintins ultrapassou a marca de mais de 180 mm de chuva em menos de 24 horas, sendo o maior volume já registrado em 10 anos no município, conforme a Defesa Civil.

A chuva que caiu sobre Parintins provocou pequenos desmoronamentos no Centro, e nos bairros Santa Clara e São Benedito. As áreas foram interditadas e estão recebendo monitoramento da Defesa Civil e Secretaria de Obras.

Na manhã desta segunda-feira, 4, o prefeito de Parintins, Bi Garcia (União Brasil), irá às áreas afetadas pelos alagamentos para definir uma série de outras ações de assistência e de infraestrutura que serão necessárias para amenizar os problemas causados no município.

Confira as imagens:

— —

Da Redação

Fotos: Reprodução/ facebook

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -