26.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

Denúncia: Governador de Roraima usa ‘Gabinete do ódio’ para propagar notícias ‘falsas’ contra adversários

De acordo com as denuncias, a "agência de fake news de Denarium" tem a maioria das ações e decisões arquitetadas dentro da própria sede do Governo de Roraima. Os denunciantes afirmam também que, além disso, a equipe executora das notícias falsas tem usado as dependências da Rádio  Roraima, que pertence ao Governo, para propagar as informações contra os adversários de Denarium

Por

Servidores públicos do Governo de Roraima denunciam que o governador Antonio Denarium (PP), além de usar o aparato do Estado para divulgar as ações eleitoreiras, focando em uma reeleição, também tem disponível um “gabinete do ódio”, encarregado de criar e propagar notícias falsas contra os seus adversários.

De acordo com as denúncias, a “agência de fake news de Denarium” tem a maioria das ações e decisões arquitetadas dentro da própria sede do Governo de Roraima. Os denunciantes afirmam também que, além disso, a equipe executora das notícias falsas tem usado as dependências da Rádio  Roraima, que pertence ao Governo, para propagar as informações contra os adversários de Denarium.

Ainda conforme os denunciantes, além de servidores do alto escalão, o “esquema” conta, ainda, com servidores comissionados de diversas pastas do Governo. Enquanto os líderes dedicam tempo arquitetando os ataques contra os desafetos de Antonio Denarium, os “soldados” (servidores do baixo escalão) compartilham as notícias falsas em grupos de aplicativos de mensagens.

Nos últimos dias, por exemplo, a ex-prefeita de Boa Vista e pré-candidata ao Governo do Estado, Teresa Surita (MDB), e o ex-senador e presidente estadual do MDB, Romero Jucá, foram alvo de fake news. Foram compartilhadas montagens sugerindo que eles estavam tristes com a cassação do mandato de Jalser Renier (Solidariedade) por quebra de decoro parlamentar.

Número de secretaria – Na semana passada, portal O Poder recebeu denúncia e publicou matéria sobre um funcionário do governo usar um número de telefone celular oficial de uma secretaria, em pleno horário de expediente, para compartilhar notícias falsas contra Teresa Surita.

Conforme o denunciante, o número é usado para disparar diversas notícias falsas com intenção de atacar a ex-prefeita de Boa Vista. “Esse contato passa o dia compartilhando fake news em grupos de WhastApp, no horário de trabalho”, afirma o denunciante.

Segundo os denunciantes, os ataques são orquestrados e tem como objetivo descredibilizar a pré-candidata ao governo de Roraima, que lidera pesquisas de intenção de votos para o cargo. O medo dos membros da “agência do ódio” é que o índice de aprovação de Teresa cresça mais ainda.

Apuração dos fatos – Por meio de nota enviada pela Secretaria de Comunicação, o Governo de Roraima informou que tomou conhecimento dessa conduta, feita por parte de alguns servidores, e determinou imediatamente que fossem apuradas as denúncias.

“O Governo não compactua com esse tipo de artifício e reafirma seu compromisso de apurar os fatos”, diz um trecho da nota.

— —

Da Redação com informações do Portal  O Poder

Foto: Wilson Dias /Agência Brasil

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -