28.3 C
Manaus
domingo, junho 23, 2024

Campanha eleitoral de eleições suplementares em Coari inicia neste sábado, 6/11

Pela regra estipulada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, os candidatos só não vão poder fazer propagada eleitoral por meio de rádio e televisão. A campanha segue até a semana das eleições, marcada para dia 5 de dezembro

Por

A partir deste sábado, 6/11, os candidatos que vão concorrer aos cargos majoritários da Prefeitura de Coari nas eleições suplementares do município já podem iniciar suas campanhas eleitorais. Pelas regras estipuladas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Robson Tiradentes Junior (PSC), Keitton Pinheiro (PP), José Henrique Oliveira (PL) e Aldemir Almeida Mitouso (PSB) não podem fazer propagada eleitoral por meio de rádio e televisão. A campanha segue até a semana das eleições, marcada para dia 5 de dezembro.

Até lá os candidatos podem realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, de 8h até às 24h. Usar alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, até às 22h e fazer propaganda eleitoral na internet, sendo proibida a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

O encerramento da campanha eleitoral, conforme o calendário do TRE, tem datas distintas conforme o tipo de propaganda. Sendo permitida, até o dia 2 de dezembro, a “propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8 horas e 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais 2 horas”, e até o dia 3 de dezembro a propaganda na internet e a divulgação paga na imprensa escrita.

Já no dia 4 de dezembro, um dia antes das eleições suplementares, os candidatos, partidos políticos e as coligações poderão realizar, até as 22 horas, a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando as mensagens dos candidatos.

Confira mais detalhes:

Fiscalização – Para evitar qualquer irregularidade nesse sentido, o presidente do TRE, desembargador Wellington Araújo designou a juíza de direito, Juline Rossendy Rosa Neres, titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Coari, para atuar como juíza auxiliar da fiscalização da propaganda eleitoral.

“Tendo em vista a sobriedade e o compromisso com a boa prestação da justiça ressaltadas na atuação da dra. Juline Neres na Justiça Comum, estimo que sua atuação no pleito, em conjunto com o Ministério Público e as polícias, proporcionará uma eleição suplementar tranquila, coibindo e punindo aqueles que, porventura, agirem em desconformidade com as normas”, disse o desembargador.

Ele garantiu que o órgão eleitoral não vai tolerar qualquer tipo de ilícito eleitoral, devendo os candidatos pautarem suas campanhas na demonstração de seus planos para a gestão da administração municipal, no cumprimento do mandato ao qual pleiteiam.

O não cumprimento das regras eleitorais pode acarretar penalidades aos partidos e candidatos.

Registro de candidatura – Pelas regras eleitorais apenas os candidatos que registrarem suas candidaturas na Justiça Eleitoral, impreterivelmente, até às 19h desta sexta-feira, 5/11, vão poder concorrer nas eleições e iniciar sua campanha eleitoral.

Até o momento concorrem ao pleito o radialista Robson Tiradentes Junior (PSC), que tem como vice o Coronel Ayrton Norte (PSC); o ex vice-prefeito de Coari Keitton Pinheiro (PP), que tem como seu vice Edilson Lima (Republicanos) e é o candidato da família Pinheiro.

Além dos dois, que são considerados os maiores adversários na briga pela prefeitura da cidade, os eleitores de Coari também terão como opções de voto o empresário José Henrique Oliveira (PL), o Zé Henrique e seu vice Orlando Nascimento (Avante); e o professor Aldemir Almeida Mitouso, o Mil Mitouso, que tem com vice a professora Dilene Marques (PSB).

O pleito eleitoral ocorre no dia 5 de dezembro e a chapa vencedora poderá ser diplomada no TRE até o dia 17 de dezembro.

— —

Por Izabel Guedes com informações da assessoria de imprensa

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -