26.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 24, 2024

1ª Semana do Lixo Zero é lançada na Assembleia Legislativa do Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, deu início a 1ª Semana do Lixo Zero da Casa Legislativa. A campanha visa à conscientização sobre a destinação de resíduos sólidos

Por

Na manhã desta quarta-feira, 25/10, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) lançou a 1ª Semana do Lixo Zero, voltada à conscientização sobre a destinação de resíduos sólidos. O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), deu início a solenidade, realizada no Hall Homero de Miranda Leão, na sede do Poder Legislativo estadual.  No evento, foram doadas aos servidores sacolas 100 feitas de materiais recicláveis, as chamadas ecobags, confeccionados com peças de divulgação usadas pela Aleam, como faixas, banners e lonas.

A campanha foi instituída por meio da Lei nº 5.414/2021, de autoria de Roberto Cidade. Em seu discurso, Cidade destacou a importância de fomentar na população a conscientização ambiental.

“Essa Lei foi proposta por mim em 2020. Essa semana do Lixo Zero já acontece em 10 cidades do Brasil e também no Uruguai e agora vai ser realizada aqui no Amazonas. É uma maneira de incentivarmos as pessoas a terem uma boa relação com o meio ambiente e darem uma nova destinação aos seus resíduos. Ao invés de irem para o lixo, serem reaproveitados e transformados em outros materiais úteis, como fizemos neste caso, em que os banners usados na Casa viraram sacolas reutilizáveis”, declarou.

Cidade falou ainda que a Casa Legislativa já possui um histórico de ações voltadas para a conscientização ambiental dos seus servidores, e agora esse evento vem somar esforços nessa missão, além de servir como inspiração para que as câmaras municipais do interior também sigam esse exemplo.

O material foi produzido, por meio de parceria firmada com o Instituto Restaurar e Instituto Emmanuel Rei David, instituições filantrópicas, que atendem cerca de 300 famílias carentes de Manaus e promovem cursos de qualificação para esse público.

Parceria – A diretora de Assistência Social, Jandira Moura, falou que a partir da necessidade de destinação ambientalmente correta do material gráfico, e baseada também na Lei nº 5.414/2021, aprovada pelo Parlamento, a equipe teve a ideia de confecção de bolsas reutilizáveis.

“Com essa ideia, damos destino a um material que iria para o lixo; criamos postos de emprego e renda para mais de 300 famílias”, pontuou a diretora, explicando que nessa primeira etapa da parceria com as instituições, a Aleam contratou a produção de mil unidades de sacolas, a preço de custo, para distribuição entre seus servidores até o mês de dezembro.

“É uma maneira de estimular nossos servidores a utilizar sacolas reutilizáveis, evitando o consumo de sacolas plásticas disponíveis pelos estabelecimentos comerciais”, disse Moura.

Posteriormente, as organizações receberão os materiais descartados pela Casa e poderão comercializar os produtos independentemente.

Lei nº 5.414/2021 – A proposta foi apresentada pelo presidente Roberto Cidade, em 2020 e foi aprovada em votação realizada pelo Plenário em 2021.  A lei institui no calendário oficial do Estado “Semana Lixo Zero”, a ser celebrada na última semana do mês de outubro.

A lei também especifica que o objetivo é fomentar políticas públicas socioambientais, promovendo discussões sobre a temática dos resíduos sólidos, fomentando ainda a economia circular, solidária e inclusão social.

——

Da Redação com informações da Aleam

Fotos: Evandro Seixas e Joel Arthus

 

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -