25.3 C
Manaus
terça-feira, maio 28, 2024

Aleam dá início ao Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas

A abertura do evento, que tem como objetivo fortalecer o legislativo do Estado, foi feita pelo presidente da assembleia, deputado Roberto Cidade (PV) e contou com a presença de diversas autoridades

Por

Com a presença de representantes dos legislativos Federal, Estadual e Municipal, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deu início ao 1º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam). A abertura do evento, que tem como objetivo fortalecer o legislativo do Estado, foi feita pelo presidente da assembleia, deputado Roberto Cidade (PV) e contou com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e diversas autoridades.

Na ocasião prefeitos e vereadores de vários municípios do interior do Amazonas, além de deputados federais e representantes municipais de outros estados, compareceram ao Fórum. Os participantes, além de prestigiar a abertura do evento, participaram da palestra magna proferida pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, que teve como tema “Reformas Políticas e Eleitorais, aprovadas no Congresso, e os desdobramentos nas Eleições de 2022”.

Para o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, o assunto é de suma importância para os parlamentares que precisam entender das mudanças e normativas voltadas para as próximas eleições.

“É preciso entender sobre a reforma eleitoral, para sabermos de que forma vamos poder trabalhar. É muito importante essa troca de informações”, disse o deputado ao ressaltar o empenho da casa legislativa para a realização do evento.

“Todos os deputados estaduais se empenharam. Hoje nós temos mais de 400 inscritos para participar do fórum. Hoje e amanhã estaremos aqui trabalhando e ensinando. Melhorando o trabalho dos legisladores do Estado do Amazonas a gente vai poder melhorar também o trabalho e ajudar o povo”, afirmou.

Melhoria essa que, segundo ele, é fundamental e vai poder ser feita por meio das ações executadas no Feclam. “O evento é importante para as casas legislativas do interior, que precisam ter o apoio da casa mãe, que é a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Esse fórum é muito importante, a gente precisa ajudar a fortalecer todo o legislativo do nosso estado. Vamos ter vários cursos, ajudar e dar suporte para que eles possam reformular a lei dos municípios do interior, buscando melhorar o legislativo do Estado”, disse.

Confira o discurso:

Pioneirismo – A iniciativa foi elogiada pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que foi chamado a discursar na abertura do evento, logo após a fala de Cidade. Ele relembrou sua atuação na casa legislativa, quando atuou com deputado estadual e também presidente do órgão, e falou sobre a importância do evento que, segundo ele, vai ajudar muito os legisladores a entenderem e proporcionarem melhorias nas normativas que influenciam o bem estar da população.

“Nós somos os para-choques dos pedidos e das demandas da sociedade. A população bate na porta dos vereadores, do prefeito. E o prefeito vai em busca de recursos e de ajuda no legislativo estadual e federal. As pessoas vivem abstratamente no país e no Estado, mas elas moram nos municípios e é essa a nossa preocupação como municipalistas. De fazer com que mais recursos possam ser distribuídos para os municípios para que possamos dar as repostas necessárias à população, que tanto nos cobra e tanto depende da ação do legislativo e do executivo”, disse ao pontuar sobre a importância da atuação dos vereadores e prefeitos dos municípios do Amazonas.

Além do prefeito David, autoridades como os deputados federais Átila Lins (PP) e Sidney Leite (PSD) também participaram do evento, representando os parlamentares do Amazonas em Brasília.

Confira:

Evento – O Fórum, que tem como tema: “Papel das Casas Legislativas do Estado do Amazonas no Sistema Democrático Brasileiro”, continua nesta sexta-feira, 22/10, com uma série de palestras.

A primeira, na sede do Poder Legislativo, que inicia a partir das 8h30, será ministrada pela Dra. Fabiana de Menezes Soares, com o tema “Desafios para uma boa legislação: existe receita de bolo?”. A especialista, que é formada em direito coordenado o Grupo de Pesquisa “Observatório para qualidade da Lei” e do Laboratório de Legislação e Políticas Públicas (LegisLab) da Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras palestras ministradas por vereadores de Manaus e especialistas em sociologia e outras especialidades também estão programadas para o último dia do evento que ocorre no Auditório Deputado Belarmino Lins, nas dependências da casa legislativa.

Entre os temas ministrados estarão a “Popularidade Digital”, para explicar como medir e melhorar a qualidade do parlamentar e “Estratégias para o fortalecimento do Poder Legislativo”.

Confira imagens do evento:

— —

Por Izabel Guedes

Fotos e vídeos: Izabel Guedes / Aleam

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -