30.3 C
Manaus
quarta-feira, junho 12, 2024

Pesquisa mostra que 64% do eleitorado do Estado não definiu candidatos para as eleições 2022

O estudo avaliou a intenção de votos para Governo do Estado e para o Senado Federal. Foram entrevistadas, por telefone, 1.200 pessoas entre 8 e 9 de setembro. A pesquisa foi realizada pelo Instituto RealTime Big Data

Por

Pesquisa realizada pelo Instituto RealTime Big Data, encomendada pela RecordTV Manaus, mostrou que pelo menos 64% dos amazonenses não sabe ainda em quem votar nas eleições 2022. A pesquisa realizada com 1.200 pessoas entre 8 e 9 de setembro, também revelou a opinião dos eleitores sobre os candidatos ao Governo do Estado e para o Senado Federal.

Na avaliação feita com o eleitorado e divulgada na segunda-feira, 13/9, 64% dos entrevistados não souberam ou não responderam sobre as intenções de votos para os cargos de governador e senador. A avaliação, feita de forma espontânea, não indicou os nomes de possíveis candidatos para as respectivas vagas.

O cenário mudou apenas quando os pesquisadores falaram sobre os possíveis nomes concorrentes aos cargos no ano que vem. Nessa parte da pesquisa, identificada como estimulada, apenas 4% dos eleitores não souberam ou não responderam sobre suas intenções de votos.

Governo – Na avaliação para saber a intenção de votos para o governo, os nomes do ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) e do o atual governador, Wilson Lima (PSC) lideraram tanto na pesquisa espontânea como na estimulada.

No caso da avalição espontânea, Mendes foi o nome mais citado, sendo mencionado por 6% dos eleitores. Já na estimulada, ele foi lembrando em 28% das intenções de voto para governador do Amazonas. Seguindo a mesma linha, Wilson Lima teve o nome citado por 5% dos entrevistados na pesquisa espontânea e 15% na pesquisa estimulada.

O nome do prefeito David Almeida (Avante) teve 3% das intenções de votos; do senador Eduardo Braga (MDB) e do deputado federal José Ricardo (PT) figuraram na preferência de 2% do eleitorado na pesquisa espontânea. Já o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) e o senador Omar Aziz (PSD) apareceram com 1% das intenções, cada um. Outros nomes representam 2% dos votos. Brancos ou nulos foram 14%.

Em relação à pesquisa estimulada, José Ricardo ficou empatado com Wilson Lima em segundo lugar, com 15% da intenção de votos. Na sequência estão Eduardo Braga, com 13%, e Ricardo Nicolau, com 3%. Brancos e nulos somam 22% e 4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Senado – A pesquisa também apresentou uma lista com possíveis candidatos ao Senado. O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) e Omar Aziz aparecem empatados no primeiro lugar, com 15% dos votos cada um.

A sequência da lista tem o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes (Patriota), com 13%; o ex-deputado Luiz Castro (Rede), com 8%; Rebeca Garcia (sem partido), com 6% e o ex-vereador Chico Preto (sem partido) aparece com 3% das intenções de votos.

A pesquisa para o Senado, feita apenas de forma estimulada, apontou ainda 16% de votos brancos e nulos. Outros 34%, das 1.200 entrevistas feitas por telefone entre 8 e 9 de setembro, não souberam responder.

— —

Por Izabel Guedes com informações de assessoria

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -